Sinfônica do ES apresenta a última sinfonia de Brahms

Data: 03/06/2016

Fonte/Veículo: Sim Notícias

Link direto para a notícia: http://www.simnoticias.com.br/site/index.php/noticias-geral/item/26110-sinfonica-do-es-apresenta-a-ultima-sinfonia-de-brahms

sinfonica es

Obras dos compositores Tchaikovsky e Brahms serão apresentadas para o público capixaba nas próximas quarta (08) e quinta-feira (09), no palco do tradicional Theatro Carlos Gomes, às 20 horas. Sob a batuta de seu maestro titular, Helder Trefzger, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) executará as obras datadas do século XIX. Os ingressos, sempre a preços populares (R$2 inteira e R$1 meia), podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Theatro Carlos Gomes (Tel. 3132-8399).

Abrindo a noite, será apresentada a Marcha Eslava, do compositor Tchaikovsky, baseada em temas russos e sérvios, escrita para um concerto beneficente em prol dos soldados sérvios, que lutavam contra o império otomano, com o apoio dos russos. Em seguida, do compositor Brahms, sua última sinfonia, a de número quatro, considerada a sua obra-prima.

De acordo com o maestro Helder Trefzger, “Brahms escreveu essa sinfonia já no final da sua vida, empregando toda a sua técnica e maestria na construção de uma obra emblemática, que alia inovações às formas antigas, representando o ápice da produção do compositor”.

Solista

Destaque para a participação do solista, o trompetista capixaba Antônio Marcos Cardoso. Doutor em Música e Mestre em Música Brasileira, pela UNIRIO, sob orientação do Prof. Dr. Nailson Simões. Possui Bacharelado em Trompete pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1996).

Atualmente, Antônio Marcos Cardoso é professor de trompete da Universidade Federal de Goiás, mas, durante 20 anos, atuou como primeiro trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, além de ocupar a cadeira de professor de trompete da Fames.

Já realizou recitais em diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Florianópolis, Recife e Manaus. Nos Estados Unidos, apresentou recitais no The New England Conservatory of Music, em Boston, na Memphis University, na cidade de Memphis, em Tenessee, no Pikeville College, na Campbellsville University, na University of Kentucky e no Centre College no estado do Kentucky, ministrando master classes em algumas das instituições citadas.

Serviço:

Séries “SÉRIE QUARTA CLÁSSICA E QUINTA CLÁSSICA”
Obras de: Tchaikovsky e Brahms
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solista: Antônio Marcos Cardoso, trompete.
Local: Theatro Carlos Gomes
Data: 08 e 09/06
Horário: 20h
INGRESSOS: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro. Telefone: 3132-8399