Debate marxista em Goiânia: Brasil, China, Lukács, América Latina, cultura, ideologia, história

Data: 03/06/2016

Fonte/Veículo: Esquerda Diário

Link direto para a notícia: http://esquerdadiario.com/spip.php?page=gacetilla-articulo&id_article=6915

Foi realizado em Goiânia na Universidade Federal de Goiás, o seminário do núcleo de pesquisa marxista, Nupemarx [I seminário Internacional do Nupemarx] com a presença de professores e alunos, coordenação do prof David Maciel,e intervenções, dentre outros, dos professores Cláudio Maia, Paulo Winícius, Jorge Prosman, Rodrigo Jurucê, Lucinéia Scremin, Walmir Barbosa, Gilson Dantas e outros, além de mesas redondas e comunicados.

Durante três dias [de 1 a 3/6/16] foram abordados temas como a crise política no Brasil, a dialética de Marx em Lukács, Ideologia e cultura hoje, Estado e economia no capitalismo brasileiro atual. Também foi realizada uma palestra sobre a China contemporânea [G Dantas], e palestra sobre o imperialismo brasileiro na América Latina [Jorge Prosman] além de mesas redondas. Ao mesmo tempo foi oferecido um breve informe da ocupação da reitoria da Unicamp e a atual luta das estaduais, São Paulo, pela integrante da Faísca [Juventude Anticapitalista], Cássia Rodrigues.

De conjunto, tivemos um importante evento e debate, em especial considerando as dificuldades que ainda enfrenta o marxismo no meio acadêmico da região centro-oeste do nosso país.

Esse encontro contou com presença e apoio do Esquerda Diário, através de entrevistas em tempo real com professores, da intervenção da companheira da Faísca sobre o movimento estudantil e também das palestras sobre dialética de Marx em Lukács e sobre a China e seus impasses geopolíticos e econômicos atuais.
Nosso diário tem todo interesse em divulgar e participar de encontros desse nível, na perspectiva do marxismo revolucionário, ferramenta essencial na luta emancipatória, especialmente quando o marxismo acadêmico trata de se aproximar das lutas dos trabalhadores e estudantes pela revolução social, pela práxis revolucionária.