Biblioteca do CCON terá espaço destinado à cultura goiana

Data: 06/06/2016

Fonte/Veículo: A Redação

Link da notícia: http://aredacao.com.br/cultura/71231/banda-velhas-virgens-traz-novo-show-para-o-martim-cerere

 

Biblioteca do CCON terá espaço destinado à cultura goiana
CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER GANHARÁ BIBLIOTECA COM MAIS DE 30 MIL LIVROS (FOTO: LEOIRAN)


Mônica Parreira

Goiânia - 
Com previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2016, a biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) terá um espaço voltado só para o resgate da história goiana. A informação é da coordenadora do projeto de pesquisa para construção do espaço e professora de biblioteconomia na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Maria das Graças Monteiro.
 
“Esse resgate é definitivamente fundamental. Se você tem uma biblioteca de referência e que seja da área cultural, ela vai ter que refletir também a cultura local. Então não dava para pensar na composição de um acervo sem ter esse aspecto do resgate da cultura goiana”, disse a professora, que dedicou os últimos três anos para estudar implantação da biblioteca.
 

Maria das Graças explica conceito da biblioteca (Foto: Solimar Oliveira)
 
De acordo com Maria das Graças, a sessão destinada à cultura goiana contará com livros nas áreas da história de Goiânia e de Goiás, literatura e catálogos de artistas plásticos da região. “É uma representatividade muito rica da cultura goiana à disposição do próprio público. Esse espaço com certeza vai enriquecer ainda mais o acervo da biblioteca”, comentou.
 
O projeto da biblioteca foi realizado por especialistas dos cursos de Biblioteconomia, Letras, Artes e Música ligados à Universidade Federal de Goiás (UFG). Para a coordenadora, ver o estudo saindo do papel é uma conquista não só para os pesquisadores, mas para toda a sociedade. “A maioria das bibliotecas surge por acaso, com acervo doado ou em espaços improvisados. Essa não. Ela foi pensada desde a sua concepção, nos mínimos detalhes”.
 
Inventivo à leitura
A aquisição dos livros e dos equipamentos foi anunciada pela secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, no dia 1º de junho. Serão 20 mil livros físicos para a sessão adulta e 10 mil para a infantil. Inédito, o espaço para as crianças deve se transformar em um equipamento social que vai incentivar a leitura. 
 

Raquel Teixeira anunciou recurso de R$ 5 milhões para biblioteca (Foto: Solimar Oliveira)
 
“Fala-se muito em formação do leitor, mas fala-se muito pouco do acesso a esse bem cultural, que é o livro. Sabemos que o livro é um bem caro, portanto cabe ao Estado promover esse acesso com uma estrutura cultural fundamentalmente de qualidade para essas crianças. A biblioteca vai servir para crianças que já circulam pelo CCON, mas também terá projetos de mediação de leitura envolvendo escolas”, explicou.

Leia mais:
Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer deve ser aberta em até 4 meses
 
Sobre a biblioteca virtual, Maria das Graças disse que trata-se de uma extensa base de dados. “São referências, processos de pesquisa que o usuário vai poder fazer virtualmente. Então teremos quadrinhos, revistas antigas e afins”, completou.