UFG de Aparecida deve começar a funcionar em estruturas próprias em 2017

Data: 08/06/2016

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/26730-ufg-de-aparecida-deve-comecar-a-funcionar-em-estruturas-proprias-em-2017

reuniao maguito e ufg

Em reunião realizada nesta terça-feira (7), entre o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o reitor da Universidade Federal de Goiás, Prof. Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral foi pautada a conclusão da obra do Campus da UFG no município. A infraestrutura necessária para o início do funcionamento da universidade, em construção na região Leste de Aparecida, terá a primeira etapa concluída em 2017.

Durante o encontro, os membros da UFG solicitaram auxílio ao município para agilizar a viabilização do abastecimento definitivo de água e energia para o campus – já que atualmente o canteiro de obras da instituição é abastecido por rede elétrica temporária e caminhões pipas fornecidos pela Prefeitura e Saneago.

Sobre o acesso ao campus, os secretários Mário Vilela e Raul Coutinho informaram que a licitação para escolha da empresa responsável pela obra será iniciada nos próximos dias. “É importante destacar que além do acesso construído pelo município existe ainda um projeto de ligação de vias da Inovar, que construirá um conjunto de condomínios na região, e o desvio da BR-153, que será feito pelo DNIT. Então são três alternativas de acesso que darão uma mobilidade muito grande aos usuários do campus e à todos os projetos da região”, completou o secretário Euler de Morais.

Para o abastecimento definitivo de água e esgoto, o secretário informou ainda que a prefeitura também já acionou a Saneago e a Celg. “A solução definitiva é a implantação de uma subestação. A Celg nos pediu indicação de uma área assegurada pela Prefeitura, mesmo que seja desapropriada pelo município e paga pela Celg. A área deve ter de 20 a 30 mil m² e já vamos apresentar à Celg nos próximos dias”, relatou o secretário.

Também participaram os secretários Euler de Morais (Governo e Integração), Mário Vilela (Infraestrutura), Léo Mendanha (ASA) e Raul Coutinho (Licitação e Compras); o diretor do campus UFG de Aparecida, Prof. Júlio César Valandro Soares; o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef), Marco Antônio de Oliveira; a assessora de Expansão da UFG, Sandramara Matias Chaves; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional de Recursos Humanos (PRODIRH), Geci José Pereira da Silva.

UFG Aparecida

A UFG de Aparecida funciona provisoriamente na sede da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no setor Conde dos Arcos. A evolução dos alunos que já migraram para períodos subsequentes, a criação de novas turmas e abertura de novos cursos é uma preocupação da direção do campus. “Com o tempo, o espaço físico da UEG não será suficiente para atender todos os nossos alunos e o espaço precisa ser reassumido pela universidade estadual. Então temos que garantir o funcionamento do nosso campus ano que vem”, alertou o Prof. Júlio César Valandro Soares, diretor da unidade de Aparecida.