Simpósio reúne experiências de inventário florestal

Data: 09/06/2016

Fonte/Veículo: Ministério do Meio Ambiente

Link da notícia: http://mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1663

Com inscrições gratuitas, evento reunirá em Goiânia (GO), no dia 28 de junho, pesquisadores do Brasil, Espanha, Alemanha e França.

DA COMUNICAÇÃO SFB

A cidade de Goiânia (GO) sedia, de 28 de junho a 1º de julho, o IV Simpósio Nacional de Inventário Florestal, organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro, em conjunto com a Embrapa e a Universidade Federal de Goiás, com apoio de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O evento, com inscrições abertas e gratuitas, tem por objetivo verificar o que está sendo discutido sobre inventários florestais no Brasil e no mundo. Neste ano participam pesquisadores da Espanha, Alemanha e França.

Confira a programação

A organização calcula que cerca de 250 pessoas participem do Simpósio. Em média, são apresentados uma centena de trabalhos oralmente ou na forma de painéis (ou banners), com a descrição de experiências envolvendo diferentes temas. Entre eles, destacam-se: alometria e mensuração florestal; amostragem e análise estatística; análise de paisagem; análise e caracterização da vegetação e ecossistemas; aplicações de resultados de inventários florestais; avaliação e controle da qualidade em inventários florestais; dimensões sociais dos inventários florestais; formação de recursos humanos; identificação botânica; inventários de florestas plantadas; inventários florestais contínuos; mudanças climáticas; novas tecnologias em inventários florestais; e sensoriamento remoto.

O foco do Simpósio Nacional de Inventário Florestal são estudantes, pesquisadores, órgãos ambientais estaduais, instituições de pesquisa. O evento tem formato de congresso científico e os trabalhos a serem apresentados são tecnicamente avaliados por uma comissão científica.

“Além de ser uma oportunidade para apresentar resultados de pesquisas, o simpósio é uma oportunidade para a troca de experiências entre instituições e pesquisadores que trabalham na execução de inventários florestais”, avalia o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto Veloso de Freitas.

INVENTÁRIO NO BRASIL

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é um projeto coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, com o objetivo de coletar informações sobre as florestas em todo o território brasileiro. Trata-se de uma coleta de dados de campo, incluindo a medição de árvores, a coleta de amostras botânicas e de solo e, também, entrevistas com pessoas que utilizam as florestas no seu dia-a-dia.

O IFN já está sendo implementado em 14 estados. As informações poderão ser utilizadas para subsidiar a formulação de políticas e projetos de uso e conservação dos recursos florestais. Espera-se que, nos próximos três anos, todos os estados estejam inventariados e as informações disponíveis para a sociedade.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Além da apresentação de trabalhos e banners, o Simpósio também promove um concurso de fotografias sobre o tema Inventário Florestal Nacional, que registrem aspectos como os trabalhos de campo, espécies, atividades. As fotos selecionadas serão expostas no site para votação livre.

Os 12 trabalhos escolhidos pelo público passarão por nova seleção durante o evento e o mais votado ganhará apoio para participar no próximo simpósio.

SERVIÇO:

IV Simposio Nacional de Inventário Florestal
Data: de 28 de junho a 1º de julho de 2016
Local: Goiânia (GO)
Inscrições: eventos.florestal.gov.br/simposioif/

Assessoria de Comunicação Social do Serviço Florestal Brasileiro: (61) 2028-7130/ 7155