CREA/GO: Oficina debate desempenho das edificações, sustentabilidade e eficiência energética

Data: 09/06/2016

Fonte/Veículo: CREA/GO

Link da notícia: http://manutencao.net/oficina-debate-desempenho-das-edificacoes-sustentabilidade-e-eficiencia-energetica/#.V2FFdrsrKM9

A Comunidade da Construção de Goiânia realiza nos dias 22 e 23 de junho o XI módulo da Oficina da Norma de Desempenho versando sobre “Desempenho das Edificações, Sustentabilidade e Eficiência Energética”. O evento acontecerá das 13h30 às 21h, no Teatro João Alves de Queiroz, no Jardim Goiás, em Goiânia. Trata-se do maior evento previsto para a Região Centro-Oeste relacionado ao tema em questão, que ocorrerá com apoio do Sinduscon-GO, CAU-GO, Crea-GO, Universidade Federal de Goiás e outras universidades locais, instituições e entidades de classe, além das maiores empresas de construção e empresas parceiras que compõem a cadeia produtiva da construção civil na região.

O módulo “Desempenho das Edificações, Sustentabilidade e Eficiência Energética” será composto por 04 painéis, sendo dois no primeiro dia e dois no segundo dia. Desse modo, no dia 22/06, o primeiro painel ficará sob responsabilidade do engenheiro civil Dr. Cláudio Vicente Mitidieri Filho (IPT), que contribuirá com uma análise crítica do conteúdo da NBR 15575, reforçando quais os principais compromissos e ações do meio técnico e do setor produtivo da construção em termos do engajamento à Norma. Ainda neste painel haverá a participação da arquiteta e urbanista Ms. Márcia Menezes dos Santos (CTE), que irá trazer uma contribuição aos avanços da etapa de projeto visando ao atendimento da Norma de Desempenho das Edificações, em especial referente ao projeto de arquitetura e aos seus aspectos executivos.

O segundo painel “Conforto Ambiental e Eficiência Energética” será composto por três palestras: Desempenho Acústico, a ser ministrada pela física Dra. Stelamaris Rolla Bertoli (FEC-Unicamp); Desempenho Térmico, que ficará sob responsabilidade do arquiteto e urbanista professor Dr. Leônidas Albano da Silva Júnior (PUC-GO); e Eficiência Energética, com apresentação do engenheiro civil Dr. Roberto Lamberts (UFSC).

No segundo dia de evento, no primeiro painel, haverá a apresentação da engenheira civil Dra. Luciana Alves de Oliveira (IPT), com a palestra “O que é preciso fazer para atender a norma quanto ao desempenho de fachadas e paredes internas”, e da engenheira ambiental Ms. Adriana Petrella Hansen (CTE), que explanará sobre “Avaliação de ciclo de vida: autoconhecimento para melhoria contínua”.

O último painel será composto por três estudos de casos. O primeiro será o “Case Portal dos Mares, Goiânia-GO”, apresentado pelo engenheiro civil D’awilla Batista Vieira de Souza (CMO Construtora); seguido pela arquiteta e urbanista Ms. Ludmila Correia (UNICEUB) que apresentará o case “Mapa de ruídos de uma parcela urbana em processo de adensamento: estudo de caso, Goiânia-GO”. O engenheiro civil Eduardo Frapiccini (Athivabrasil) e o engenheiro civil Dr. Bernardo Fonseca Tutikian (ITT Performance) finalizam o painel com o “Case do empreendimento Chronos Residencial, Novo Hamburgo-RS”.

A organização do evento informa que haverá desconto para profissionais do Crea-GO e CAU-GO, além de desconto para as empresas associadas ao Sinduscon-GO. As inscrições já podem ser realizadas pelo site www.oficinadedesempenho.com.

Mais informações no Sinduscon-GO, com a engenheira civil Daniela Castro, telefone (62) 3095-5178; e-mail: comunidadedaconstrucao@sinduscongoias.com.br.

Serviço:

Pauta: Oficina – Desempenho das Edificações, Sustentabilidade e Eficiência Energética.

Data: 22 e 23 de junho de 2016 (quarta-feira e quinta-feira).

Horário: 13h30 às 21h.

Local: Teatro João Alves de Queiroz (Rua 14, quadra C-20, lote 1-E, Jardim Goiás, Goiânia-GO).

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-GO, jornalista Valdevane Rosa, telefone (62) 3095-5155.