Falta planejamento no transporte regional

Data: 09/06/2016

Fonte/Veículo: ABCD Maior

Link da notícia: http://www.abcdmaior.com.br/materias/cidades/falta-planejamento-no-transporte-regional

Representantes das administrações regionais e da Capital se reuniram na tarde desta quinta-feira (09/06) para discutir os planos de desenvolvimento e integração urbana. O diálogo faz parte do segundo dia do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento e Governança Regional Diagnósticos e Perspectivas a partir da Região Metropolitana de São Paulo, realizado no campus de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC). O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) também participou do evento.

Participantes do seminário criticaram a atual situação do transporte público do ABCD. Morador de São Bernardo, Leonardo Rossato Queiroz, disse que trabalha na Capital e tem mais facilidade para se deslocar usando o transporte paulistano. “Hoje mesmo quando vim para a UFABC acompanhar o seminário demorei muito para chegar. Em São Paulo, mesmo com todos os problemas, ainda é mais fácil de andar de transporte público por conta da integração entre ônibus e do metrô”, opinou.

Para o professor de direito da UFG (Universidade Federal de Goiás), André Felipe Soares de Arruda, as administrações públicas das sete cidades têm de planejar melhor o uso da malha de ônibus municipais e intermunicipais. Arruda nasceu em Diadema e recentemente mudou para o outro estado. Agora, o professor retornou à Região para concluir o doutorado. “Se eu usar o trólebus, dá para me deslocar com tranquilidade e agilidade. Mas os ônibus dependem do trânsito geral. Isso é ruim pois nos horários de pico as ruas ficam travadas”, argumentou.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), não pode comparecer ao evento e enviou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Melo Franco. O gestor explanou sobre as mudanças que Haddad está aplicando na Capital. “A cidade de São Paulo possui 32 subprefeituras, algumas com mais de 400 mil habitantes, o que dá para equiparar com algumas cidades da Região Metropolitana. Por isso, o prefeito tem investido na descentralização do poder”, informou Franco.