Participantes debatem como gerar renda a partir da recicalgem de resíduos

Data: 10/06/2016

Fonte/Veículo: IF Tocantins

Link da notícia: http://www.ifto.edu.br/portal/layout.php?pagina=news.php&id=5552

Da Coordenação de Comunicação e Eventos

Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), sediou, nesta quinta-feira, 8, o I Workshop sobre a Formação de Incubadoras Sociais para Cooperativas de Recicláveis. O evento foi realizado no auditório central docampus, por meio da parceria entre o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) e a Fundação do Meio Ambiente de Palmas.

Todo o workshop contou com participação do professor Fernando Bartholo, coordenador da incubadora social da Universidade Federal de Goiás (UFG), e da analista do MPE Marli Santos, que comentou acerca do cenário do Estado. “Hoje, os municípios tocantinenses geram seus resíduos sólidos quando jogam todo o material no lixão, sendo que 60% desse quantitativo poderia ser aproveitado como um material a ser revendido para gerar lucro. É isso que nós queremos buscar, para que possamos melhor a questão ambiental, e, consequentemente, gerar renda para as cooperativas”, disse Marli.

Ela ainda destaca o importante papel que o IFTO pode desenvolver perante as cooperativas. “Nós queremos que o IFTO seja um incubador social, para que dê um suporte para que as cooperativas se fortalecerem e consigam se organizar para aproveitar esse material que hoje está sendo desperdiçado”, acrescentou.

O evento teve a presença de servidores, estudantes e de catadores das cooperativas locais, os quais aprenderam um pouco mais sobre como transformar os resíduos sólidos em algo rentável e que contribuirá, ainda mais, para a preservação do meio ambiente.