Câmara dos Deputados vai a Jataí debater criação de universidade federal

Data: 13/06/2016

Fonte/Veículo: Folha do Sudeste

Link da notícia: http://www.folhadosudoeste.jor.br/camara-dos-deputados-vai-a-jatai-debater-criacao-de-universidade-federal/

Câmara dos Deputados vai a Jataí debater criação de universidade federal

A Câmara dos Deputados promove na segunda-feira (13.06) audiência pública em Jataí para discutir o projeto de criação, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Jataí (UFJ). O evento é uma iniciativa do deputado federal Daniel Vilela (PMDB), autor de indicação sugerindo ao governo federal o desmembramento – que inclui também a criação da Universidade Federal de Catalão – e relator da proposta na Comissão de Trabalho, Administração e Serivço Público (Ctasp). O encontro acontece no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia, Av. 31 de maio, nº 730, Setor Epaminondas, às 18 horas.

“A autonomia garantirá à Universidade de Jataí a possibilidade de se integrar completamente ao cenário socioeconômico da região. Significa que os rumos serão definidos pela comunidade acadêmica local, por pessoas que vivem e conhecem a realidade do município e da região”, afirma o parlamentar.

Estrutura física, corpo técnico e alunos do campus de Jataí da UFG serão integrados à UFJ. Este processo acontece gradualmente. O Ministério da Educação indicará uma universidade tutora para ajudar na transição. Provavelmente, a própria UFG.

Urgência

Antes de tudo isso, porém, o projeto precisa ser aprovado no Congresso. Nesta quarta-feira, 08, por meio de um requerimento do deputado Daniel Vilela, foi aprovado regime de urgência na apreciação da proposta no plenário da Câmara. “Isso faz com que haja mais celeridade no trâmite de projeto. Ele já está pronto para ser votado”, explica o peemedebista. O mesmo regime será aplicado ao projeto de criação, também por desmembramento da UFG, da Universidade Federal de Catalão.

A audiência pública servirá para ouvir toda a comunidade local – universitária ou não. “Queremos ouvir a todos, favoráveis e contrários à criação. A audiência pública é um debate democrático por excelência. É onde verificaremos a vontade de maioria e podemos colher informações valiosas para planejar o futuro da instituição”, afirma Daniel Vilela. “Eu, como filho de Jataí, acredito que a autonomia valoriza nosso município e fortalece o trabalho acadêmico e o setor produtivo da nossa região”, complementa Daniel.

O reitor da UFG, professor Orlando Amaral, e o diretor da regional Jataí, professor Alessandro Martins, participarão do evento.

(Fonte: Assessoria do Deputado)