Evento para debater obra de Hannah Arendt começa hoje (13/6)

Data: 13/06/2016

Fonte/Veículo: Goiania Convention

Link da notícia: http://goianiaconvention.com.br/goiania-sedia-evento-internacional-para-debater-obra-de-hannah-arendt/

hannaharendt

O X Encontro Internacional Hannah Arendt e VI Colóquio Pensamento Político Contemporâneo, que acontece em Goiânia de 13 a 17 de junho, traz como tema principal “A dignidade da política em tempos sombrios”. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos Pensamento Político Contemporâneo, formado por professores, estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás e outros interessados no tema.  A programação está composta de mesas formadas por estudiosos do tema de todo o Brasil e de países como Argentina, Venezuela e México. Mais de 50 professores e estudantes apresentarão suas pesquisas no evento.

De segunda a sexta-feira o evento acontece na Faculdade de Educação, na Praça Universitária. O último dia (sexta-feira) será no Cine UFG, no Campus II. A inscrição custa R$20 para alunos de outros cursos da UFG e de outras instituições. Para profissionais e público em geral custa R$30. Para alunos da Faculdade de Filosofia da UFG a participação é gratuita.

O X Encontro Internacional Hannah Arendt e VI Colóquio Pensamento Político Contemporâneo é uma realização de extrema importância no âmbito acadêmico pelo debate e reavivamento das ideias de uma pensadora de obra complexa, considerada uma autêntica intérprete de seu tempo, e cuja contribuição se projeta em várias direções no que diz respeito a temas voltados para a Filosofia Política. Hannah Arendt se preocupou em pensar as questões relacionadas com a crise política do século XX, uma crise que culminou na ascensão dos regimes totalitários.

Para a professora Adriana Delbó (UFG) membro do grupo e uma das realizadoras do evento, não seria possível realizar um evento acadêmico como este, neste tempo político, sem que a discussão do cenário atual estivesse na programação. “Nós estudamos o pensamento político contemporâneo e é preciso que a filosofia lide com os dilemas que o Brasil vive atualmente. Precisamos falar para fora”. Por isso, um dos participantes do evento é o escritor, ativista e deputado federal pelo PSOL/RJ Jean Wyllys, que falará sobre “A democracia no Brasil” no dia 16 de junho, das 19h às 20h30, ao lado do professor Edson Telles (UNIFESP).

“O pensamento de Hannah Arendt nunca esteve tão vivo e nunca foi tão necessário que a gente se volte para os escritos dela para entender o que estamos vivendo no mundo e, especialmente, no Brasil. Ela tem uma reflexão profunda sobre as origens do totalitarismo e sobre o papel da política como antídoto contra o autoritarismo”, afirma Wyllys, que tem a obra da autora como base fundamental de sua formação intelectual.

Além de Wyllys e Telles, o Encontro, que homenageia Claudio Boeira Garcia (um dos fundadores do Encontro Hannah Arendt), traz a Goiânia figuras centrais para a pesquisa de Arendt no Brasil. O professor Adriano Correia, que faz parte do grupo que realiza o encontro desde a primeira edição, comenta sobre a expectativa de reunir alguns dos maiores pesquisadores de Arendt em Goiânia na próxima semana. “É nos tempos de crise que o pensamento ganha notável relevância, como várias vezes destacou Hannah Arendt.

A possibilidade de reunir alguns dos maiores investigadores da obra da autora e da sua relevância para pensar nossos tempos difíceis é certamente um presente para nosso grupo de estudos, que completará em breve dez anos em atividade. Temos imenso prazer em compartir com a comunidade goiana, não apenas acadêmica, essa oportunidade de alargar nossa compreensão da dignidade e do sentido da política – que, para Arendt, sem dúvida, era a liberdade”, comenta o professor.

Fonte; A Redação.