Agrodefesa faz vigilância em revendas de aves vivas

Data: 28/06/2016

Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/agrodefesa-faz-vigilancia-em-revendas-de-aves-vivas/

fotoaves2

Profissionais da Agrodefesa deram início ao trabalho de vigilância em postos de revendas de aves vivas de Goiânia e Região Metropolitana. Eles estão fazendo a coleta de amostras para detecção de Salmonella sp. eMycoplasma spp. em Gallus gallus (galinhas), psitacídeos (papagaios, araras e periquitos) e anatídeos (patos, cisnes e gansos).

Os trabalhos fazem parte das ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola que busca oferecer produtos avícolas no mercado interno e externo com qualidade comprovada através do controle ou erradicação de enfermidades e a certificação de núcleos e estabelecimentos avícolas livres para salmonelose e micoplasmose.

A primeira etapa deste trabalho teve início em janeiro deste ano com o cadastramento das revendas de aves vivas e está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás, Escola de Veterinária e Zootecnia. Parte das amostras faz parte do projeto de doutorado da coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa).