Sétimo morador de rua é morto em Goiânia

Data: 29/06/2016

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/s%C3%A9timo-morador-de-rua-%C3%A9-morto-em-goi%C3%A2nia-1.1109291

Número de assassinatos de pessoas em situação de rua na capital pode ser maior segundo o Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência da UFG

Lucas Ferreira Batista, de 25 anos, foi morto por volta da 1 hora de ontem, nas proximidades do antigo Castelinho, no Lago das Rosas, na Alameda das Rosas, no Setor Oeste, em Goiânia. A companheira dele saiu para comprar bebida alcoólica para o casal suportar o frio da madrugada e quando estava a uma quadra do local ouviu o barulho dos tiros. Viu três jovens fugindo de bicicleta. Lucas foi a sétima vítima de homicídio este ano entre a população que vive nas ruas da capital.

Natural de Rio Verde, veio no início do ano para Goiânia tentar uma vida melhor. Disse para a mãe que estava hospedado na casa de um amigo. Ontem ela soube a verdade e chorou.

“A maioria mente para a família sobre sua situação”, conta Maria Madalena Patrício de Almeida, voluntária no trabalho com a população de rua. Ela defende que é preciso investimento do Estado e de entidades para que ações em prol dessa população sejam feitas. A voluntária propõe que se trabalhe a educação formal e não formal, assim como já existe o Laboratório de Rua, voltado para a saúde, e um engajamento maior de igrejas neste trabalho.

Coordenador de um estudo sobre a população de rua de Goiânia, o sociólogo Dijaci David de Oliveira, do Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência da Universidade Federal de Goiás (Necrivi/UFG), diz que o número de mortos pode ser maior. “Existem corpos sem identificação no Instituto Médico-Legal”. Segundo ele, é preciso melhorar o acolhimento, hoje feito quase que exclusivamente pela Casa da Acolhida da Prefeitura. São aproximadamente 350 moradores de rua na capital para cerca de 70 vagas.

Violência nas ruas

Somente em janeiro foram registradas três mortes de moradores de rua . Maioria dos casos ocorreu no Centro, Setor Oeste e Campinas

1º de janeiro - Ronei Bezerra de Sousa, de 39 anos, morto no Setor Oeste
11 de janeiro - Antônio Manoel Alves Pereira, 51, morto no Residencial Santa Fé.
24 de janeiro - Tuliana Maria Gonzaga de Castro, 34, morta no Centro.
18 de fevereiro - Bill (sem identificação formal), morto em Campinas.
18 de maio - Homem sem identificação, morto em Campinas.
10 de junho - Homem sem identificação, morto no Centro.
28 de junho - Lucas Ferreira Batista, 25 , morto no Setor Oeste.

Zuhair Mohamad
Eduardo Mota mostra porta fechada de sala do Centro de Direitos Humanos por falta de recursos