Cúrcuma – muito além do tempero

Data: 03/07/2016

Fonte/Veículo: Li no Infinito

Link direto para a notícia: http://linoinfinito.com/curcuma-muito-alem-do-tempero/

Saboroso e saudável.

Também conhecido por açafrão da Índia, este ingrediente do curry pode ajudar em tratamentos de doenças como o câncer, a artrite reumatoide e o mal de Alzheimer.

A curcumina é um dos componentes e o principal ingrediente ativo do cúrcuma, ingrediente que dá a cor amarelada, o aroma e o sabor característicos ao curry indiano, um tempero à base de varias especiarias.

O uso do cúrcuma tanto na alimentação quanto como fitoterápico é documentado na literatura indiana há mais de 2 mil anos. Trata-se de uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre, e tanto a sua folhagem quanto a raiz são bastante parecidas, diferenciando-se basicamente pela coloração interna. Enquanto o gengibre tem uma coloração amarelo-clara, a cúrcuma é de um alaranjado profundo.

A planta lá é usada principalmente para tratar ferimentos e doenças de pele. No ocidente, o que mais tem chamado atenção da medicina é o potencial do seu principal componente, a curcumina, no tratamento doenças graves como o câncer, mal de Alzheimer e fibrose cística.

Muitos estudos estão sendo feitos em diversos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Instituto Nacional de Câncer registra ao menos uma dezena de pesquisas em andamento ou já aprovadas. No Brasil, o resultado de um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás foi apresentado. Uma vez aplicado curcumina em células de melanoma humano, o tipo mais grave de câncer de pele, cultivadas em laboratório. Quase 90% das células que receberam altas concentrações de curcumina morreram.

Os avanços dos estudos vão revelando o mecanismo de ação da curcumina sobre o câncer. Entretanto é preciso mais testes, pois ficou constatado que a curcumina atua sobre várias proteínas que regulam tanto a proliferação quanto morte das células. O que vem a ser uma ótima notícia também trouxe uma dúvida. Os pesquisadores ainda não conseguiram determinar até que ponto a curcumina vai inibir as proteínas que causam o crescimento da célula cancerosa ou inibir as que matariam células doentes, o que é ruim.

Mas o otimismo prevalece. As evidências registradas em quase 2 mil artigos sobre os benefícios da curcumina e apenas três mostrando que talvez ela faça o contrário.

Se com relação ao seu uso no tratamento de doenças graves ainda pede cautela, se estiver com vontade de apreciar aquele arroz com curry, faça com todo prazer. As pequenas doses de curcumina ingeridas por meio da alimentação, se não são suficientes para tratar um câncer, ajudam na prevenção de doenças. Aqui vale uma observação. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer é responsável por 31,7% das mortes nos  EUA e 9,5% na Índia. A Alimentação indiana pode explicar a incidência menor da doença no país.

Outras frentes de batalha do cúrcuma

• Artrite reumatoide – A curcumina atua impedindo a inflamação das articulações características da doença.
  • Mal de Alzheimer – Estudos sugerem que a curcumina ajuda a eliminar estruturas no cérebro associadas ao mal de Alzheimer.
  • Cirrose hepática – Estudos com ratos constataram que a curcumina bloqueou a ação de uma proteína ligada à cirrose hepática.
  • Fibrose cística – Em pesquisa realizada com ratos, foi revelado que a curcumina pode compensar o defeito genético causador da doença, que afeta vias respiratórias, pâncreas e fígado.