Vila Esperança participa da criação do Coletivo Interinstitucional LGBTT da Cidade de Goiás

Data: 04/07/2016

Fonte/Veículo: Vila Esperança

Link direto para a notícia: http://www.vilaesperanca.org/?p=6228

coletivo lgbtt

Foi assinado no último dia 28 de junho, no encerramento do Ciclo de Formação em Sexualidade e Relações de Gênero na Educação, o documento que formaliza a criação do Coletivo Interinstitucional LGBTT Nim, o nome é uma homenagem ao dono do bar Morro do Macaco Molhado, falecido nesse ano. O IFG participa ativamente das atividades do Coletivo por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares (NEPET). Também estão envolvidas outras instituições do município como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Espaço Cultural Vila Esperança.

Durante todo o mês de junho foram realizados ciclos de debates que discutiram a temática entre os estudantes do ensino médio e universitários. Segundo o professor de Geografia do IFG, Alemar Moreira, o objetivo é organizar os estudantes no Coletivo com intuito de formá-los para agir de maneira consciente e reflexiva no enfrentamento à homofobia. “É necessário refletir a respeito das categorias básicas no trato de questões relacionadas a interseccionalidade e às questões ligadas ao empoderamento e à afirmação de suas identidades LGBTTs”.

Nos encontros foram debatidos temas como relações de gênero; interseccionalidade: gênero, sexualidade, raça e etnia; combate a lesbo-trans-homofobia; experiência de criação do Coletivo LGBT Triângulo Rosa no IFG – câmpus Goiânia. As conversas foram mediadas por professores estudiosos do tema das três instituições envolvidas, além de militantes que falaram de suas experiências pessoais na luta contra o preconceito.

Para Alemar, o principal objetivo do Coletivo é dar visibilidade à necessidade de se tratar o tema com ações voltadas para a educação, envolvendo estudantes e a comunidade em geral em atividades conscientes que demonstrem o compromisso das instituições de ensino com as demandas dos movimentos sociais.

Fonte: Comunicação Social IFG Câmpus Cidade de Goiás.