II Encontro Regional de Estudantes de Museologia do Centro-Oeste

Data: 04/07/2016

Fonte/Veículo: All Events

Link direto para a notícia: http://allevents.in/bras%C3%8Dlia/ii-eremu-centro-oeste/188412528223842#

1.SITE

2. O EVENTO

O II Encontro Regional Centro-Oeste de Estudantes de Museologia tem como objetivo a articulação acadêmica, científica e profissional no campo da Museologia e áreas correlatas. Por iniciativa da Universidade Federal de Goiás – UFG e da Universidade de Brasília – UnB, procura-se a discussão do panorama museológico regional a partir da atuação das instituições voltadas a difusão da memória e cultura coletiva.

Por meio da análise do cenário profissional, juntamente a apresentação de palestras e do fomento de grupos de pesquisa, busca-se incentivar os estudantes e os participantes a produzirem trabalhos científicos que visem o desenvolvimento da área.

Foram convidados estudantes de ambas as Universidades, docentes e profissionais de instituições públicas e privadas, para que este evento pudesse acontecer da melhor e mais democrática forma possível. Com isso, a comissão organizadora formada norteou decisões e estratégias relevantes à realização deste, intuindo um panorama genuinamente regional.

Através do tema “Políticas de patrimônio no Centro-Oeste: abordagens práticas e teóricas” procura-se problematizar junto aos órgãos responsáveis, a atuação e as políticas relativas à herança cultural e natural em nossa região. Sendo assim, por meio do diálogo possibilita-se o restabelecimento de vínculos institucionais culminando na criação de grupos de trabalho – fazendo com que a participação dos estudantes neste processo seja essencial para seu aprimoramento.

A Executiva Nacional dos Estudantes de Museologia – EXNEMUS reitera assim o seu papel nos processos de integração institucional e busca promover, através troca e a difusão de conhecimentos na área da Museologia, a afirmação desta como campo científico ativo.

3. INSCRIÇÕES

Para realizar sua pré-inscrição por favor clique no link abaixo e preencha o formulário.

O valor da inscrição até o dia 25/06 de R$ 10.
Após esta data, o valor é de R$ 20.

Observações importantes:

- O pagamento deverá ser efetuado no dia do evento, durante o período de credenciamento.
- Só será confirmada a inscrição após o preenchimento do Formulário Google de Pré-inscrição.

4. PROGRAMAÇÃO

Sábado dia 09/07/2016

(08h00 – 09h00) Credenciamento
(09h00 – 10h00) Mesa de abertura
(10h00 – 10h45) Palestra com Ingrid Orlandi Meira
(10h45 – 12h00) Palestra com o Prof. Dr. Yussef Campos
(12h00 – 14h00) Intervalo
(14h00 – 16h00) Grupos de trabalho (GTs)
(16h00 – 16h30) Coffee Break
(16h30 – 17h30) Mesa de debate: A situação do museólogo no cenário político atual
(17h30 – 19h00) Plenária Final

5. GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho (GTs) têm como intuito criar a consciência da pesquisa e da difusão da Museologia como ciência, através da formação de grupos de pesquisa e da discussão de pautas relevantes ao tema.

Estes, por sua vez, contarão com a presença e orientação de professores, alunos e profissionais da Museologia e encontram-se divididos em quatro eixos temáticos identificados abaixo:

1) Patrimônio Material
2) Patrimônio Imaterial
3) Memória, Gênero e Diversidade
4) Patrimônio Natural
5) Movimento Estudantil

6. MESA DE ABERTURA

Universidade de Brasília - UnB
Universidade Federal de Goiás - UFG
Conselho Federal de Museologia (COFEM/ 4ª Região COREM)
Governo de Brasília
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
Executiva Nacional de Estudantes de Museologia - EXNEMUS

7. CONTATO

Telefones (ligações, sms e whatsapp)

Benedito Ferreira +55 (62) 9620.3656
Mateus de Menezes +55 (61) 9.8104.5508

exnemuscentrooeste@gmail.com

8. COMO CHEGAR ?

Auditório do Museu Nacional. Piso Térreo.
Complexo Cultural da República.
Brasília - Distrito Federal.

Google maps: https://goo.gl/maps/DyJNxMjzc4u