Começa hoje, em Goiânia, o Festival de Arte-Educação

Data: 21 de junho de 2016

Fonte/Veículo: O Hoje

Link da notícia: http://ohoje.com.br/noticia/cultura/n/120423/t/comeca-hoje-em-goiania-o-festival-de-arte-educacao

Começa hoje, em Goiânia, o Festival de Arte-Educação
Apresentações de dança, teatro e música envolvem cerca de seis mil educandos da Rede Municipal de Educação de Goiânia

Com o objetivo de valorizar as produções artísticas das instituições da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Goiânia promove a quinta edição do Festival de Arte-Educação, a partir desta terça-feira (21), às 8h, no Teatro Madre Esperança Garrido. Em três dias de evento, cerca de seis mil alunos participam do Festival – como artistas, no palco e como expectadores na plateia. As apresentações envolvem as linguagens dança, teatro e música.

Realizado desde 2012, o Festival de Arte-Educação visa a promover o acesso a bens culturais e ser um espaço de criação para a prática, apreciação e reflexão dos educandos, seus educadores e a comunidade em geral. Tem por finalidade também ampliar as vivências artísticas e estéticas dos envolvidos e transformá-los em autores, produtores e criadores de produtos artísticos, dentro de uma proposta elaborada a partir de um eixo norteador.

O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Marcos Pedro da Silva, destaca a função das linguagens artísticas no processo ensino-aprendizagem dos alunos. “As linguagens da arte são muito importantes, pois não ensinamos apenas com quadro e giz. A arte faz com que a criança aprenda de forma contextualizada e faz o aprendizado acontecer”, explica.

O Festival

O Festival de Arte-Educação é desenvolvido em cinco linguagens artísticas e em duas etapas, divididas entre o primeiro e o segundo semestres. A programação, que teve início no mês de maio, já envolveu 1,5 mil alunos, com destaque para a exposição dos trabalhos da modalidade artes visuais, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e a exibição das produções audiovisuais, no Cine UFG, da Universidade Federal de Goiás. Na segunda etapa, intitulada Intercâmbio Cultural, unidades educacionais selecionadas na primeira etapa do Festival apresentam suas performances em outras instituições. O momento tem o objetivo de aprimorar o processo artístico e pedagógico e a troca de experiências entre as instituições, bem como a oportunidade de apreciação dentro do espaço físico escolar.

Festival de Arte Educação

Quando: De 21 a 23 de junho

Onde: Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, nº 241, Setor Central)

Horários: 8h, 14h e 20h (exceto 23 de junho)