Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro – Centro Cultural UFG

Data:24/06/2016

Fonte/Veículo: O Que Rola

Link da notícia: http://www.oquerola.com/agenda/quarteto-pixinga-interpreta-os-classicos-do-choro-centro-cultural-ufg

Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro – Centro Cultural UFG

Sábado - 25.06.2016

Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, 1533, St. Universitário

Vink do video de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=X4Qdb_Nst3Q

O Quarteto Pixinga realiza no dia 25 de junho, às 20h, no Teatro do Centro Cultural UFG, o show de lançamento do seu primeiro disco intitulado: “Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro”. O álbum conta com 10 músicas, sendo Tira Poeira e Ora Veja as de grande destaque. Os ingressos vão ser vendidos no dia do show, na entrada do Centro Cultural, no valor de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Na compra da inteira, ganha um CD do grupo.

Compostas no início da história do choro no Brasil, Tira Poeira é do músico carioca Satyro Bilhar, e Ora Veja, do compositor de Pirenópolis, conhecido por Tonico do Padre. Isso demonstra que o choro é um gênero que se desenvolveu em todo Brasil.

O Disco do Grupo Quarteto Pixinga – Interpreta Clássicos do Choro, é um disco de música instrumental de um grupo goiano, neste disco o grupo gravou releituras de choros consagrados no cenário da música instrumental popular brasileira, entre os compositores presentes no disco, encontramos: Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Satyro Bilhar, Henrique Alvez de Mesquita, Albertino Pimentel, e ainda merece destaque o compositor Tonico do Padre de Pirenópolis, todos compositores do inicio do século XX, o que demonstra que o Choro é um gênero que foi difundido não somente no eixo Rio – São Paulo mas em todo Brasil. O disco traz arranjos inovadores mesclando-se o tradicional com a linguagem moderna da música instrumental popular contemporânea brasileira.

Criado em 2011, o Quarteto Pixinga (antigo Regional do Ciranda) é formado por Leandro Gomes (cavaquinho), Júlio Lemos (violão de sete cordas), José Reis de Geus “Zé do Choro” (clarineta) e Henry (pandeiro). Os músicos possuem graduação e mestrado em música e contam com uma carreira consolidada no segmento da música instrumental no Brasil, além de levar o que é produzido em Goiás também para o exterior.

O grupo tem como proposta a pesquisa e a performance do repertório de Choro e de gêneros musicais afins, como a polca, o maxixe, o choro-sambado, etc. Interpreta e faz releituras de obras de grandes compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Henrique Alves de Mesquita, Pixinguinha, dentre outros.

Além disso, o quarteto já participou de vários eventos culturais promovidos por diversas instituições da capital, do interior e de outros estados, destacando entre eles o XIV Canto da Primavera (2013), em Pirenópolis, e como professores convidados do 6º Festival de Música dos Campos Gerais em Ponta Grossa (PR).

Serviço:
Lançamento do disco “Quarteto Pixinga Interpreta os Clássicos do Choro”

Data: 25 de junho (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro Cultural UFG – Av. Universitária, n° 1533, Setor Leste Universitário
Ingresso: 1 kg de ração de gato ou cachorro. A arrecadação será doada para uma ONG de recuperação de animais abandonados, chamada Vida Lata.