Encontro nacional de estudantes demarca agenda política

Data: 18/07/2016

Veículo: Portal Vermelho

Link direto para a notícia: http://www.vermelho.org.br/noticia/283813-70

Reunidos em São Paulo, na Universidade Paulista (UNIP), entre os dias 15 e 17 de julho, estudantes de todo o país participaram do 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da União dos Estudantes (UNE) e debateram uma agenda política com o tema: “O Brasil se une pela democracia”. O Congresso teve ainda como objetivo estabelecer as demandas do movimento estudantil e aprovar uma plataforma eleitoral da entidade que será entregue aos(à) candidatos(as) às prefeituras e câmaras municipais de todo o país . As entidades fizeram um ato político durante o evento, o “Estudantes contra o golpe”. O Coneg UNE é uma das principais instâncias deliberativas do movimento estudantil brasileiro e reúne lideranças de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), entidades estaduais (UEEs) e Executivas e Federações Nacionais de Curso.

Foram três dias de debates, atividades culturais e grupos de discussão que vão pontuar as lutas do movimento estudantil no país. De Goiás, partiu uma delegação grande, que reuniu mais do que o dobro de entidades presentes ao Coneg do ano passado, informou Daniella da Cruz Pinto, 1ª diretora de Universidades Públicas da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO). Este ano, a delegação goiana contou com: UEE-GO, DCE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) DCE da Faculdade Estácio de Sá, DCE da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), Executiva do Curso de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Diretório Acadêmico Artes da UFG e Diretório de Química da Universidade Estadual de Goiás (UEG).