Shopping promove vacinação e testes rápidos no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Data: 27/07/2016

Fonte/Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/shopping-promove-vacina%C3%A7%C3%A3o-e-testes-r%C3%A1pidos-no-dia-mundial-de-luta-contra-as-hepatites-virais-1.1122508

 

Shopping promove vacinação e testes rápidos no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

O atendimento será feito das 9 às 17 horas, num espaço especialmente preparado para o evento, ​no corredor de acesso de Norte (em frente às Lojas Americanas)

A ação visa lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, comemorado em 28 de julho. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde como forma de despertar a consciência e a necessidade de prevenção, aumentar a compreensão sobre a epidemia e promover análises da sociedade e órgão públicos sobre as hepatites virais. O atendimento ao público contará ainda com o apoio da Faculdade de Enfermagem da UFG e do Hospital de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT).

As hepatites virais, em sua maioria, são doenças silenciosas, que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta de foma grave. 

Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) e, assim como a hepatite C, pode ser também transmitida pelo sangue.

Prevenção

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais​ B e C​: 
* Usar preservativo em todas as relações sexuais; 
* Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings; 
* Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; 
* Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas; 
* Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack;
* Vacinação contra a hepatite B.

Sintomas
Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Geralmente, quando os sintomas aparecem, a doença já está em estágio mais avançado. E os mais comuns são:
. Febre;
. Fraqueza;
. Mal-estar;
. Dor abdominal;
. Enjoo/náuseas;
. Vômitos;
. Perda de apetite;
. Urina escura (cor de café);
. Icterícia (olhos e pele amarelados);
. Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

​Vacinação
Atualmente a vacina de Hepatite B está disponível na rede pública de saúde para indivíduos até 49 anos ou pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade) como gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DSTa, dentre outros. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. 

Além disso, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliou o Calendário Básico de Vacinação da Criança em 2014, com a introdução da vacina contra a Hepatite A, que possibilitará a prevenção, controle e eliminação da doença, no grupo alvo da vacinação. A vacina está disponível para crianças de 12 meses até menores de 2 anos de idade. ​