TO: Adapec acompanhará pesquisa da Universidade Federal de Goiás sobre circulação viral da raiva

Data: 01/08/2016

Fonte/Veículo: Página Rural

Link direto para a notícia: http://www.paginarural.com.br/noticia/231882/adapec-acompanhara-pesquisa-da-universidade-federal-de-goias-sobre-circulacao-viral-da-raiva

Tocantinópolis/TO

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) estarão no Tocantins para acompanhar as equipes de captura de morcegos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), entre os dias 2 e 9 de agosto, na área indígena Apinajé, localizada no município de Tocantinópolis. O objetivo é realizar um trabalho de pesquisa sobre a circulação viral da raiva nas espécies de morcegos hematófagos, principal transmissor da doença na zona rural.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (Pecrh), José Emerson Cavalcante, os pesquisadores terão o apoio de técnicos da Agência com grande experiência no manejo desses morcegos e conhecimento das áreas que eles têm interesse. "Faremos a captura dessas espécies para que os pesquisadores façam o estudo por amostragem e obtenham as informações necessárias", destaca.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, essa parceria fortalecerá as atividades que já são realizadas em todo o Estado visando o controle e a prevenção da doença. "O resultado do estudo pode fornecer informações relevantes sobre a circulação do vírus rábico em morcegos na área indígena, com isso, será mais um suporte para direcionarmos nossos trabalhos", ressalta.

Raiva em herbívoros
A raiva é uma doença incurável, causada pelo vírus lissavírus, que infecta mamíferos, principalmente bovinos, equinos, suínos, cães, gatos, morcegos e o homem. A raiva em herbívoros apresenta sintomas como isolamento, perda de apetite, salivação abundante e espumosa, tremores musculares, paralisia e hipoestesia (perda ou diminuição de sensibilidade em determinada região do organismo), entre outros, levando à morte o animal.

O principal transmissor da doença é o morcego hematófago, pois quando infectado veicula o vírus rábico em sua saliva, transmitindo-o aos herbívoros ao sugarem o sangue desses animais. Por isso, se faz necessário o controle populacional dessa espécie para prevenir e controlar a doença.

Fonte: Adapec