Transtorno Desafiador Opositivo é comum entre hiperativos

Data:10/07/2016

Veículo/Fonte:O Popular

Link direto da notícia:http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/transtorno-desafiador-opositivo-%C3%A9-comum-entre-hiperativos-1.1115063

A psicóloga e neurocientista Cássia Oliveira afirma que de 50% a 60% das crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem também Transtorno Desafiador Opositivo (TDO).

Ela diz que a impulsividade, o freio inibitório no orbito frontal, que não funciona bem, pode levar ao número maior de TDO, que pode evoluir e levar a um adulto violento.

O dado é confirmado pelo psiquiatra e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Marcelo Trindade Júnior, que explica que há uma prevalência maior de TDO entre meninos.

De acordo com o professor, existem estudos avaliando a possibilidade de transmissão genética do TDO, mas que o que há de concreto é que a maioria dos casos é gerado por ambientes disfuncionais.

Já a psicóloga Cássia Oliveira avalia que é, em geral, uma associação de questões genéticas com o ambiente. Conforme profissional, a pessoa pode nascer com a predisposição e o fator ambiental faz aflorar.

Marcelo pontua a necessidade de reforçar sempre um comportamento positivo da criança.