Nova Diretoria Executiva da Andifes é eleita em Cuiabá

Data: 03/08/2016

Fonte/Veículo: Novo Portal

Link direto para a notícia: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/nova-diretoria-executiva-da-andifes-e-eleita-em-cuiaba

Reitor da Unipampa toma posse como suplente da Regional Sul
Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Tomou posse na sexta-feira, (29), durante a CLIII reunião ordinária do Conselho Pleno, a nova Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Eleita por unanimidade dos dirigentes presentes no encontro, a chapa sucede a gestão de Maria Lucia Cavalli Neder, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e traz representantes de todas as regiões do País.

Capitaneada pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, como presidente, a nova diretoria tem ainda o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Paulo Márcio de Faria e Silva, como vice-presidente, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, que assume como segundo vice-presidente, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Sueo Numazawa, como primeiro e segundo suplentes, respectivamente. A eleição ocorreu em Cuiabá, em evento organizado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no último dia 29 de julho.

Também foram empossados a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Cleuza Maria Sobral Dias, como representante da Regional Sul da Andifes e o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, como suplente. A Regional Sul é composta pelas Universidades Federais da Fronteira Sul (UFFS), de Pelotas (Ufpel), de Santa Catarina (UFSC), de Santa Maria (UFSM), do Pampa (Unipampa), do Paraná (UFPR), do Rio Grande (Furg), do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Integração Latino-Americana (Unila) e Tecnológica do Paraná (UTFPR). De acordo com Hansen, o suplente deve substituir, quando necessário, os titulares nas Reuniões do Diretório Nacional da Andifes.

Após a eleição, os membros da Regional Sul, por decisão unânime, escolheram a reitora da Furg e o reitor da Unipampa para representar a região. “Mesmo somente há seis meses na reitoria da instituição estou sendo indicado para exercer uma atividade tão importante. Farei todo esforço para que a educação seja atingida em sua plenitude, com cada vez mais qualidade, gratuita, inclusiva, e sempre buscando o intercâmbio e a internacionalização”, disse Hansen.

Em seu discurso, a nova presidente destacou a importância da atuação coletiva da Andifes ao salientar que a Diretoria Executiva trabalhará como meio de interlocução. “Daremos continuidade às atividades deste colegiado, defendendo nossos princípios, lutas e diretrizes como instituição social que somos. Atuaremos sob a compreensão do momento político e econômico, mas na defesa da democracia, das Universidades Federais e da educação como eixo estruturante no processo de desenvolvimento do país”, disse Ângela.

De acordo com a presidente, a nova gestão da entidade deverá trabalhar bastante, sobretudo devido a conjuntura que o País atravessa, e lembrou da necessidade de transformar os Cefets em Universidades Federais. “Temos todas as condições para isto, já que estas instituições se configuram muito mais como Universidades. O que falta é apenas a caracterização de natureza jurídica, e nós vamos trabalhar para o governo compreenda esta necessidade”, completou.

Na ocasião, a Diretoria Executiva 2015/2016 fez a transmissão de cargo e apresentou um balanço da gestão, destacando o diálogo com os diversos setores do Poder Executivo, Congresso, entidades de classe, as discussões de temas estruturantes para as universidades, as ações das comissões, colégios e fóruns ligados à Andifes.

A Diretoria Executiva eleita cumprirá o mandato de um ano.

O membro da Diretoria Executiva, reitor da UFSM, e os representantes da Regional Sul, reitora da Furg e reitor da Unipampa