Estudantes e docentes de Engenharia Ambiental e Sanitária oferecem minicurso no FICA 2016

Data: 04/08/2016

Fonte/Veículo: Pontal News

Link direto para a notícia: http://pontalnews.com/blog/2016/08/04/ifgoianogoiania/

Estudante Helder Pires durante palestra sobre compostagem doméstica.

Com a proposta de compartilhar conhecimento e contribuir para a diminuição da produção de lixo nas cidades, estudantes e professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) irão oferecer minicurso sobre compostagem doméstica na programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que será realizado de 16 a 21 de agosto, na cidade de Goiás. O minicurso será ministrado nos dias 20 e 21 de agosto, das 9 às 11 horas, na Unidade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás (UFG), antigo colégio Sant’Ana, durante o festival.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia, Viníciu Fagundes Bárbara, a oferta desse minicurso se constitui enquanto uma atividade de extensão, que reúne alunos e docentes. O trabalho é desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária: Helder Pires, Amanda Rodrigues e Caroline Batista, sob a orientação dos professores Rosângela Mendanha, Rosana Barros e Viníciu Fagundes.

“O objetivo é ensinar a comunidade em geral a dar uma destinação diferente da convencional (aterros sanitários ou, em muitos casos, lixões) para seus resíduos orgânicos, criando novas alternativas e podendo, inclusive, melhorar a renda de famílias carentes com a produção de adubos, por exemplo”, explica o coordenador Viníciu Fagundes.

Essa não é a primeira vez que os alunos do curso ensinam a comunidade a construir uma composteira. Em maio deste ano, os estudantes e professores ministraram palestra, no Câmpus Goiânia, sobre como reaproveitar e dar nova utilidade ao lixo doméstico (confira a matéria aqui).

Além do Câmpus Goiânia, o IFG marca presença na programação do festival em várias atividades. Saiba mais na matéria: “IFG participa da programação do FICA 2016” (Leia aqui).

Confira também a programação completa do FICA 2016

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fonte: http://www.ifg.edu.br/goiania