Unesp fica em 1º em ranking que lista instituições de pesquisa 'emergentes'

Data: 04/08/2016

Fonte/Veículo: UOL Educação

Link direto para a notícia: http://educacao.uol.com.br/listas/ranking-da-nature-tem-unesp-em-1-na-america-do-sul-veja-lista.html

Unesp (na foto, o campus em Marília) foi a primeira colocada em ranking de instituições de ensino das Américas do Sul e Central

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) ficou em primeiro lugar entre as instituições de pesquisa nas Américas do Sul e Central em ranking divulgado nesta quinta-feira (4) pelo ranking Nature Index 2016 Rising Stars. Em todo o mundo, a instituição aparece na 81ª colocação.

O ranking lista as "estrelas ascendentes" da pesquisa mundial com base no Nature Index, que acompanha a produção científica desenvolvida em mais de 8 mil instituições de pesquisa.

Ainda nas Américas do Sul e Central, a única instituição brasileira a figurar entre as dez melhores, depois da Unesp, é a USP (Universidade de São Paulo), em quarto lugar – atrás da colega paulista, do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina, em segundo lugar, e da Universidade Autônoma do México, em terceiro.

A USP não figura entre as 100 instituições do ranking mundial – no qual, das dez primeiras colocações, nove são de instituições chinesas. A primeira é a Academia Chinesa de Ciências.

Segundo a Nature, o índice Rising Stars reúne organizações que "ainda não estão no topo de seus campos, mas que claramente têm o potencial de brilhar mais forte do que as demais".

"Essas instituições e seus países têm melhorado suas performances frequentemente sem a longevidade, a reputação e os recursos de muitas instituições bem estabelecidas que lideram os rankings acadêmicos, como as universidades Harvard e de Cambrige", destacam os organizadores do ranking, no qual as instituições tiveram aumento notável em sua contribuição para importantes revistas científicas, conforme o indicador WFC (de "weighted fractional count" – "contagem fracional ponderada").

A Unesp, por exemplo, teve um crescimento no WFC de 109,87% entre 2012 e 2015. O argentino Conicet teve um aumento de 23,92%. A Universidade Nacional Autónoma do México está em 3º, seguida pela Universidade de São Paulo.

Fundada em 1976 e presente hoje 24 cidades do Estado de São Paulo, a Unesp conta com 34 faculdades e institutos e oferece 155 cursos de graduação e 146 programas de pós-graduação.

Veja as 25 instituições mais bem colocadas:

1 Unesp (Universidade Estadual Paulista) - Brasil

2 Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas) - Argentina

3 Universidade Autônoma do México - México

4 USP (Universidade de São Paulo) - Brasil

5 CECs (Centros para Estudos Científicos) - Chile

6 Universidade da República (Udelar) - Uruguai

7 Centro de Pesquisa e Estudos Avançados do Inst. Nac. Politécnico - México

8 Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt) - México

9 Universidade de Concepción (UdeC) - Chile

10 Universidade Andres Bello (Unab) - Chile

11 Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV) - Chile