Goianos disputam olimpíada de robótica neste sábado

Data: 13/08/2016

Fonte/Veículo: Mais Goiás

Link da notícia: http://www.emaisgoias.com.br/goianos-disputam-olimpiada-de-robotica-neste-sabado

Alunos disputarão prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica em Goiás

Goianos disputam olimpíada de robótica neste sábadoEquipe OMNITech está preparada para a competição. (Foto: Divulgação)

Será realizada neste sábado (13), no Centro Cultural da UFG, a seletiva estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição, que é voltada para alunos do ensino fundamental e médio, reuniu em 2016 inscrições de mais de 70 equipes entre escolas públicas, particulares e técnicas, formadas com até quatro pessoas.

A equipe formada pelos alunos do Centro Educacional Omni participa novamente da competição três equipes compostas por alunos do 8º e 9º ano - TechTeam, OMNITech e TechDroids -, os competidores participarão das atividades da modalidade Prática Nível 1 e estão confiantes do resultado, já que a equipe do Omni foi a campeã de 2015, garantindo vaga para a Olimpíada Nacional, que aconteceu em Uberlândia (MG), na qual ficaram em 14º lugar. O colégio possui uma tradição no evento, participando desde 2008.

O principal desafio da competição, conforme conta o professor Educação Tecnológica do Omni, Juliano Miranda, está em criar um robô capaz de realizar diversas tarefas como seguir linhas, desviar de obstáculos, subir rampas e identificar objetos pré-definidos nas arenas de competição. “O processo de montagem, calibragem e adequação dos robôs leva tempo, mas os resultados são bem gratificantes”, explica.

O cenário simulado é de um desastre do mundo real e as máquinas criadas são as responsáveis pelo resgate das vítimas. Os robôs devem ser autônomos, mas o salvamento não é tão simples, pois eles encontram redutores de velocidade e ambientes hostis para, então, poder levar os “feridos” a um lugar seguro. “A competição em si é muito equilibrada, inclusive com boas equipes vindas do interior (como Caldas Novas e Crixas), mas de um modo geral as escolas têm uma realidade muito parecida. Apesar das nossas três equipes deste ano serem compostas por alunos que nunca participaram de uma edição da OBR, eles têm um potencial muito grande, pois têm se reunido durante várias semanas, trabalhando em média 10 horas por semana, inclusive alguns dias durante as férias escolares”, avalia o professor que foi orientador das equipes.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Robótica é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aplica provas teóricas e práticas em todo o país. O objetivo do campeonato é estimular jovens a ingressar em carreiras científico-tecnológicas. A competição também gera maior visibilidade para área, suas aplicações e possiblidades, tentando diminuir a falta de incentivo e pouca cultura na área que a robótica tem no Brasil.