Audiência Pública na Câmara dos Deputados

Data: 05/08/2016

Fonte/Veículo: ABRAMD

Link direto para a notícia: http://abramd.org/audiencia-publica/

POR UMA POLÍTICA SOCIAL E SOBRE DROGAS HUMANIZADA E LAICA

A Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, ABRAMD, com as entidades signatárias deste documento, vem convidá-los para participar da Audiência Pública sobre uma POLÍTICA SOCIAL E SOBRE DROGAS HUMANIZADA E LAICA. A audiência acontecerá no dia 11 de Agosto de 2016, quinta-feira as 9:00hs da manhã, na Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 3, em Brasília, sob a coordenação da Deputada Erika Kokay, sendo composta a mesa pelos seguintes representantes: Dr. Rubens Adorno, Presidente da ABRAMD; Dra. Andrea Galassi, Centro Regionais de Referência-CRRs; Dr. Mauricio Fiore, Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas, Dr. Telmo Rozani, Serviços e Acadêmica e Luana Malheiro, usuários de drogas.

Sabemos que esse tema preocupa de longa data tanto a sociedade civil, como a comunidade científica das diversas universidades brasileiras, as organizações não governamentais, instituições e profissionais de saúde que juntos, vêm há algumas décadas, debatendo nacionalmente os problemas relacionados ao uso abusivo de drogas seja nas áreas acadêmicas, como nas práticas sociais com a população assistida pelo SUS e pelo SUAS.

Ainda temos um longo caminho a percorrer e uma dívida a pagar com uma parcela importante da população que sofreu pela falta de conhecimento, medo e medidas higienistas da sociedade, que ficaram institucionalizadas em manicômios, como uma possibilidade de cuidado. O abuso e a dependência de drogas resultam em sofrimento e custos de enorme proporção, em todos os níveis e em todos os segmentos da sociedade, observando grande impacto na saúde física, mental e ocupacional da população e em escala mundial. Vale reiterar que segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 10% da população dos centros urbanos de todo o mundo consomem drogas abusivamente, trazendo grande impacto na saúde física, mental e ocupacional da população e em escala mundial.

Desse modo, considerando os acontecimentos recentes no país, que culminaram com a posse interina para a presidência da República e mudança na condução de Ministérios e Secretarias com atividades diretamente ligadas à Política de Drogas, fato que têm preocupado vários setores progressistas da sociedade, associações, conselhos e entidades de classes assim como parte significativa da  sociedade civil comprometida com os avanços nas áreas sociais e também com a Democracia, o convidamos para essa Audiência Pública que tem como finalidade o compromisso democrático de transformação rumo a construção de um país mais justo e inclusivo.

Sua participação é muito importante!

Prof. Dr. Rubens Adorno

Presidente da ABRAMD

Entidades:

• Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – ABRAMD, Prof. Dr. Rubens Adorno;
  • Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, CETAD-BA; Prof. Dr. Antônio Nery Filho;
  • Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos, REDUC;
  • PROAD – UNIFESP – Dr. Dartiu Xavier da Silveira;
  • Associação Lua Nova, Sorocaba, SP;
  • Rede Americana de Intervenção em Situações de Sofrimento Social, RAISSS;
  • ÂNCORA - Associação de Usuários, Familiares e Interessados na Saúde Mental do Piauí-PI;
  • ONG Fraternidade o Amor é a Resposta – Piauí-PI;
  • FÊNIX - Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental de Parnaíba; Piauí-PI;

Centro Regional de Referência em Formação Permanente em Álcool e Outras Drogas das seguintes Universidades e Escolas de Saúde:

• Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- Mossoró, RN;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN;
  • Universidade Federal do Piauí/ CRR-UFPI, PI;
  • Escola de Saúde Pública do Ceará -ESP, CE;
  • Universidade Estadual do Ceará- NUPES, UECE, CE;
  • Universidade Estadual do Ceará- CCS-Fortaleza, CE;
  • Universidade Federal de Sergipe, SE;
  • Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória, PE;
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco – LAPIS, Petrolina PE;
  • Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Medicina / Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti; BA;
  • Universidade Federal da Bahia-CETAD (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, BA;
  • Universidade Estadual de Santa Cruz-Ilhéus, BA;
  • Universidade Federal do Recôncavo Baiano, BA;
  • Universidade do Estado da Bahia-UNEB,BA;
  • Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte - Escola de Enfermagem, MG;
  • Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, MG;
  • Universidade Federal de São João del Rei, MG;
  • Universidade Federal de Juiz de Fora, MG;
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG;
  • Universidade Federal de Alfenas (CRR-UNIFAL-MG;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROJAD/ IPUB, RJ;
  • Universidade Federal Fluminense, RJ;
  • Universidade Federal de São Paulo (-NEPSIS-DIMESAD), SP;
  • Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, SP;
  • Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro, DF;
  • Universidade de Brasília - Campus Ceilândia, DF;
  • Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal, DF;
  • Universidade Federal de Goiás, GO;
  • Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Aparecida de Goiânia, GO;
  • Universidade Federal do Espírito Santo, ES;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS;
  • Universidade Federal de Pelotas, RS;
  • Universidade Federal de Santa Catarina; SC;
  • Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, SC;
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, PR;

Acompanhe ao vivo através do link: http://goo.gl/UvWlbj