Incra e UFG entregam óculos para alunos de turmas de alfabetização em Goiás

Data da notícia: 22/08/2016

Veículo/Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Link direto da notícia: http://www.incra.gov.br/noticias/incra-e-ufg-entregam-oculos-para-alunos-de-turmas-de-alfabetizacao-em-goias

Alunos do Pronera recebem óculos para assegurar escolarização. Foto: Incra

A Superintendência Regional do Incra/GO, via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e Universidade Federal de Goiás (UFG) entregaram 460 óculos para assentados - estudantes das turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) realizada por meio de parceria entre essas instituições. A satisfação dos alunos e professores com o benefício é imediata, observa Nádia Maria Dal Molin, servidora do Incra/GO que atua no Pronera e acompanhou a entrega na região de Iporá (Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Doverlândia e Iporá/Amorinópolis) entre os dias 10 e 15 de agosto.

Zenaide Aparecida dos Anjos, moradora da parcela oito do assentamento Padre Nilo (em Amorinópolis), lembra que sem óculos “enxergava quase nada, fazia tudo torto”. “Agora, está ótimo”, enfatiza. Para o agricultor Zenildo Batista Martin, vizinho de Zanaide no assentamento e aluno da mesma turma na escola, os óculos ajudam tanto na sala de aula quanto no dia a dia. “Antes, eu tinha mais dificuldade para ler e escrever”, observa.

A professora do assentamento Padre Nilo, Marta Lopes da Silva Alves, fala que a incidência de problemas de visão entre os alunos é alta, principalmente, em função da idade, normalmente, acima de 50 anos. Segundo a professora, outro agravante é o fato das aulas serem ministradas à noite. Ela observa que muitos alunos ainda estão se adaptado, mas a melhora na legibilidade da letra e no nível de leitura são visíveis após o uso dos óculos.

Convênio

As consultas oftalmológicas estão previstas no convênio de execução do curso de Educação de Jonves e Adultos (EJA) firmado entre Incra/GO e UFG. De acordo com Marília Barreto Souto, asseguradora do Pronera em Goiás, a maior parte desses estudantes, por conta da idade mais avançada, necessita de óculos. Em Goiás, 900 alunos são beneficiários dessa ação do Pronera, distribuídos em 45 turmas de 35 assentamentos e cinco acampamentos do estado.

Além da entrega dos óculos, a UFG também distribuiu materiais didáticos para serem utilizados nas aulas.

*Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO