Educação na Reforma Agrária: INCRA E UFG entregam 460 óculos a assentados

Data da notícia: 22/08/2016

Veículo/Fonte: Blog Incra Goiás

Link direto da notícia: https://incragoias.wordpress.com/2016/08/22/educacao-na-reforma-agraria-incra-e-ufg-entregam-460-oculos-a-assentados/

entrega-oculos

O Incra Goiás, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Universidade Federal de Goiás (UFG) entregaram 460 óculos para assentados frequentadores das turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) – realizadas por meio de parceria entre essas instituições.

A satisfação dos alunos e professores com o benefício é imediata, observa Nádia Maria Dal Molin, servidora do Incra/GO que atua no Pronera e acompanhou a entrega na região de Iporá (Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Doverlândia e Iporá/Amorinópolis) entre os dias 10 e 15 deste mês.

Zenaide Aparecida dos Anjos (54), moradora da parcela 8 do assentamento Padre Nilo (em Amorinópolis), lembra que sem óculos “enxergava quase nada, fazia tudo torto”. “Agora, está ótimo”, enfatiza.

Para o agricultor Zenildo Batista Martins (46), vizinho de Zanaide no assentamento e aluno da mesma turma na escola, os óculos ajudam tanto na sala de aula quanto no dia-a-dia. “Antes, eu tinha mais dificuldade para ler e escrever”, observa.

IDADE É PRINCIPAL CAUSA DOS PROBLEMAS DE VISÃO

A professora do Padre Nilo, Marta Lopes da Silva Alves fala que a incidência de problemas de visão entre os alunos é alta, principalmente, em função da idade, normalmente, acima de 50 anos.

Segundo Marta Alves, outro agravante é o fato das aulas serem ministradas à noite. Ela observa que muitos alunos ainda estão se adaptado ao utensílio, mas, a melhora na legibilidade da letra e no nível de leitura são visíveis após o uso dos óculos.

PROGRAMA PREVÊ DISTRIBUIÇÃO DE ÓCULOS

As consultas oftalmológicas estão previstas no convênio de execução do EJA firmado entre Incra/GO e UFG.

De acordo com Marília Barreto Souto, asseguradora do Pronera em Goiás, a maior parte desses estudantes, por conta da idade mais avançada, necessita de óculos.
Em Goiás, 900 alunos são beneficiários dessa ação do Pronera, distribuídos em 45 turmas de 35 assentamentos e cinco acampamentos do estado.

Além da entrega dos óculos, a UFG também distribuiu materiais didáticos para serem utilizados nas aulas.

Como demonstração da alegria de enxergar melhor, os beneficiários organizaram confraternização com lanche coletivo.