Tem início a primeira turma do curso de Implementação de Políticas Públicas

Data da notícia: 22/08/2016

Veículo/Fonte: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Link direto da notícia: http://www.enap.gov.br/web/pt-br/noticias/-/asset_publisher/LviHFVBrASPU/content/tem-inicio-a-primeira-turma-do-curso-de-implementacao-de-politicas-publicas/586010;jsessionid=01F1C8228D2A5D870E57412D3B7E5856

 

Teve início nesta segunda-feira (22) a primeira turma do curso deImplementação de Políticas Públicas: uma perspectiva comparada Brasil-Estados Unidos. Ministrada por Charles David Crumpton (Universidade de Maryland) e Vicente da Rocha Soares Ferreira (Universidade Federal de Goiás), a capacitação faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras.
 
O objetivo do curso, que tem 30 horas de duração, é apresentar e discutir as implicações das estruturas federativas de Brasil e Estados Unidos no processo de implementação de políticas públicas, bem como o processo de análise de implementação de políticas públicas, com o uso de teorias e quadros de análise.
 
Entre os temas propostos estão: breve revisão do ciclo das políticas públicas; introdução ao campo da implementação de políticas; perspectivas top-down e bottom-up na implementação de políticas públicas; teorias aplicadas na análise do processo de implementação de políticas públicas: burocracia de nível de rua; teoria da agência; stewardship theory; teoria institucional; relações interorganizacionais e a implementação de políticas; a estrutura federativa do Brasil e dos Estados Unidos e suas implicações para o processo de implementação; abordagens e frames de análise do processo de implementação. 
 
Sobre o Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras - É formado por um conjunto de cursos de curta duração e seminários que abordam temas de interesse da Administração Pública Federal. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo dos servidores e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas no governo federal.
 
O programa atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Analistas de Finanças e Controle (AFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).