Diversidade da música goiana no Fica 2016

Data da notícia:16/08/2016
Veículo/Fonte: Diário de Goiás
Link direto da notícia: http://diariodegoias.com.br/entretenimento/29134-diversidade-da-musica-goiana-no-fica-2016
carne doce
Selecionados entre 249 inscritos para a 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), dez artistas e grupos mostrarão a diversidade da música goiana. Os shows regionais serão realizados nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, com uma diversidade que vai do rock ao samba, das canções goianas ao que há de mais novo na produção musical do Estado.

Além deles, a programação do Fica tem também quatro concertos: Coro de Câmara & Camerata Jean Douliez da Emac/UFG, Alessandro Borgomanero e Eduardo Meirinhos, o Duo Silveira (violões) e a Orquestra de Câmara de Goiânia.

Confira a lista dos 10 artistas goianos selecionados:

Banda Carne Doce

Depois de se apresentar nos mais importantes festivais e casas de shows brasileiros, a Banda Carne Doce finaliza a produção do segundo disco que será lançado ainda esse ano. A expectativa é enorme, principalmente porque o primeiro álbum do grupo foi mencionado entre os melhores de 2014 em diversas listas nacionais. Quem estiver no show do Fica 2016, terá um gostinho do que vem por aí, além de lembrar e dançar com a delicadeza selvagem que Salma Jô, Macloys Aquino, João Victor Santana, Ricardo Machado e Anderson Maia trazem para o palco. 

Celso Galvão                                                                                                                                                                                 

Com 35 anos de carreira, o cantor Celso Galvão participa pela primeira vez do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e promete um show com muita animação e lançamento de músicas, que estão no CD Enigma e no novo DVD em comemoração às mais de três décadas de trabalho com a música. O artista prepara um repertório diversificado, que também inclui grandes clássicos do rock e pop rock nacional, com sucessos do Barão Vermelho e 14 Bis e de bandas internacionais como The Beatles e Queen.

Darwinson

O cantor, compositor, poeta, produtor e instrumentista Darwinson é outra atração musical da 18ª edição doFica. Ele prepara para o evento o lançamento de seu novo trabalho, o CD Natureza. O álbum foi lançado em Madrid, na Espanha, em maio deste ano e agora será lançado no Brasil durante o festival. O repertório para o Fica terá 16 músicas, marcando a apresentação com grande diversidade rítmica e sonora. Um misto de baião, embolada, bossa nova, funk, reggae, afoxé, blues, entre outros.

Henrique de Oliveira                                                                                                                                                               

Já conhecido do público goiano pelo talento e pelos mais de 30 anos de carreira, o cantor e compositor Henrique de Oliveira também participa do Fica. Henrique, que possui carreira no Brasil e no exterior, prepara para o festival um show com músicas autorais e canções da banda Legião Urbana. O cantor volta aos palcos do festival após dez anos, com trabalhos autorais e sucessos da MPB e do rock nacional.

Heróis de Botequim

Foi num brinde na mesa de bar que os amigos Alex Formiga, Diogo Noleto, Fausto Noleto, Gilberto Lima e Gui Noleto se tornaram os Heróis de Botequim. Com os inesquecíveis chapéus panamá, eles vêm celebrando o samba ao longo dos anos, fazendo o público dançar com clássicos do samba de raíz, samba enredo e sambas de roda, somados à alegria que é característica do grupo. Em setembro desse ano, eles lançam o primeiro DVD Samba na Goiabeira, e a prévia vai ser nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, no Fica 2016, com canções do samba tradicional e trabalhos autorais.

Luciana Clímaco                                                                                                                                                                              

Ela já passou pelo samba de raíz, pelo rock, pelo pop, por bandas e duos e por uma apresentação no Ficacom o grupo Sertão. Luciana Clímaco chega ao Fica 2016 com o recém lançado Ambígua, primeiro disco solo. O repertório eclético, com nove canções inéditas e um clássico de Gonzaguinha, leva a personalidade e a maturidade da artista. E é essa assinatura que ela leva para a 18ª edição do festival. 

Marcelo Barra

Ele dispensa apresentações entre o público goiano. Afinal, quem nunca ouviu canções tradicionais do Estado como Araguaia, Frutos da Terra, Cora Coralina, Noites Goianas ou Saudade Brejeira? O cantor e compositor goiano Marcelo Barra participa mais uma vez do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, com as músicas tradicionais e novidades do disco mais novo, Minha Aldeia. 

Maria Eugênia                                                                                                                                     Uma das vozes mais marcantes da música goiana, Maria Eugênia é dona de uma interpretação marcante e emocional. No Fica 2016, ela lança o terceiro DVD solo, Minha Natureza. O repertório que inclui também as músicas do segundo DVD e as mais conhecidas nos vinte anos de carreira.

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental começa hoje (16) e vai até domingo (20). A programação completa pode ser conferida aqui: PROGRAMAÇÃO FICA 2016

Leia Mais: