UFG é o marco da transformação da educação em Aparecida

Data da notícia: 17/08/2016

Veículo/Fonte: Folha Geral

Link direto da notícia: http://www.folhageral.com/noticia/goias/aparecida-de-goiania/2016/08/ufg-e-o-marco-da-transformacao-da-educacao-em-aparecida/#axzz4HcOpMZmM

Avanço da UFG em Aparecida. Foto: Valdir Antunes/Secom

Avanço da UFG em Aparecida. Foto: Valdir Antunes/Secom

Aparecida de Goiânia se tornou nos últimos anos, além de industrial, uma cidade universitária. Isso porque muitas instituições se instalaram na cidade com o objetivo de formar a mão de obra das indústrias que também estavam buscando espaço no município. Uma das mais importantes conquistas nesta área, feita pelo prefeito Maguito Vilela, foi a construção do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG), que teve liberação pelo Ministério da Educação em julho de 2011.

A reivindicação foi do próprio prefeito à presidente Dilma Rousseff, pois Aparecida possui uma demanda alta por educação gratuita no ensino superior para seus mais de 500 mil habitantes. “Nosso objetivo com a solicitação da UFG, era o de criar uma rede articulada de ensino superior com ensino técnico, com IFG e Senai, para assim formar a mão de obra do município para que pudessem suprir as necessidades das empresas fixadas nos cinco polos industriais da cidade”, pontuou o prefeito Maguito Vilela.

A terceira expansão federal na área da educação, iniciada em agosto de 2011, previu a criação de quatro universidades federais, 47 novos campi e 208 Institutos Federais. “Os critérios para escolha das cidades beneficiadas foram técnicos e buscaram levar oportunidade de desenvolvimento a municípios populosos, como é o caso de Aparecida. Esse processo começou no governo do presidente Lula teve a concretização do projeto no governo da presidente Dilma”, ponderou Maguito.

Área – Após a liberação para a construção do campus, o prefeito Maguito Vilela se prontificou em conseguir uma área que pudesse abrigar o campus da UFG sem ônus tanto para a prefeitura quanto para o Governo Federal, concretizando a implantação da unidade no município. Em junho de 2012 o edital de chamamento para escolha da área que abrigará o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida.

O edital tinha como objetivo a seleção de um imóvel particular sem ônus para a Prefeitura, sem encargos ou condições inerentes à doação, e que apresentasse os atributos necessários para a instalação do Campus Universitário no município. Essas condições foram atendidas pelos doadores Ronaldo Cunha Bastos e Antenor Nogueira, que cederam uma área de 500 mil metros quadrados, localizada na região da Mata.

Campus terá oito cursos

Para auxiliar no início das obras do campus avançado da UFG a prefeitura realizou obras de infraestrutura e auxiliou na implantação de água, esgoto e energia na área. O edital da licitação das obras do primeiro prédio foi lançado em novembro de 2013 e as obras iniciadas em 2014. “A prefeitura auxiliou com pessoal de limpeza e também com o aluguel das salas da UEG para que os estudantes já pudessem iniciar as atividades antes da construção da UFG”, explicou Maguito.

Enquanto as obras não são concluídas, três cursos estão em andamento em salas emprestadas da Universidade Estadual de Goiás, em Aparecida. O curso de Engenharia de Produção iniciou as aulas no segundo semestre de 2014. Em 2015 foram iniciadas as aulas de Engenharia de Transportes e Geologia. Hoje a UFG de Aparecida atende 250 alunos. O quarto curso, de Engenharia de Materiais terá início em 2018, quando o campus iniciar as atividades. A previsão é de oito cursos no total e cerca de 1,5 mil alunos.

O estudante Victor Augusto, morador do setor Santa Luzia fez o ensino médio articulado no Sesi de Aparecida e agora é aluno de engenharia de produção da UFG. “É uma satisfação muito grande saber que vou poder ter um futuro dentro da minha cidade. Aparecida está crescendo e é um campo de atuação ideal para minha área. Além disso, estudar perto de casa reduz custos e tempo”, contou o estudante da primeira turma de engenharia de produção.

Na época do início do curso de Engenharia de Produção o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, ressaltou que a implantação da instituição não seria possível sem a parceria da administração do prefeito Maguito Vilela e dos aparecidenses. “Sabemos que ainda teremos que enfrentar muitos obstáculos, mas a vontade do prefeito e da comunidade é suficiente para termos um campus de qualidade, da qual a cidade de Aparecida faz jus”, comemorou.

Em 2015 uma comitiva formada pelo prefeito, o reitor da UFG, Orlando Amaral e secretários municipais e estudantes vistoriaram as obras. A primeira parte, orçada em R$ 18 milhões, conta com a construção de um prédio de sete mil metros quadrados, com seis pavimentos onde serão implantadas salas de aula, professores, diretoria, área de convivência, escadas, elevadores, pistas de caminhada e ciclovias, além de ser totalmente estruturada com relação à mobilidade dos alunos e professores.

Por Daniela Ribeiro – Secom