Brinquedoteca Hospitalar ameniza traumas da internação infantil

Data da notícia: 19/08/2016

Veículo: O Pequi

Link direto da notícia: http://www.opiqui.com/brinquedoteca-hospitalar-ameniza-traumas-da-internacao-infantil/

Brinquedoteca Hospitalar ameniza traumas da internação infantil

Brinquedoteca Hospitalar

O processo de internação infantil pode gerar ansiedade, angústia e tensões tanto na criança hospitalizada quanto em seus familiares. No ambiente hospitalar, o ato de brincar é visto como um método terapêutico que possibilita à criança expressar seus sentimentos e emoções. Nessa perspectiva, professores e alunos dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Pedagogia da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG) criaram o projeto de extensão Brinquedoteca Hospitalar: atuação interdisciplinar, que mantém uma brinquedoteca em funcionamento diário na Santa Casa de Misericórdia do município.

O projeto surgiu de uma disciplina do curso de Enfermagem, na qual o brincar é trabalhado como um instrumento fundamental no cuidar da criança hospitalizada. De acordo com a professora Juliana Martins de Souza, coordenadora do projeto, “a instituição contava com um espaço destinado à brinquedoteca e valorizava a importância do brincar, mas não tinha recursos humanos e materiais para mantê-la”. Em outubro de 2014, os alunos de Enfermagem arrecadaram brinquedos e materiais para decoração do ambiente da brinquedoteca.

Desde o início desta ação, já foram atendidas aproximadamente 600 crianças. Inicialmente, o projeto era voltado para pacientes da unidade de internação pediátrica do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, este ano, as atividades passaram a ser realizadas, também, no Pronto Socorro e na unidade de atendimento particular e de convênios. O registro do projeto de extensão junto à UFG foi feito com o intuito de manter as atividades num ritmo diário. Desde então, os alunos realizam atividades com as crianças todos os dias – das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive em finais de semana e feriados.

Entre as crianças internadas, predominam problemas respiratórios (gripes, pneumonias, asma e bronquite), diarreia, pós-cirúrgicos, acidentes de trânsito, acidentes domésticos e patologias diversas. Nos últimos meses, foi observado, também, um aumento nos casos de dengue e H1N1.

Atividades

Na brinquedoteca, há oficinas de desenho, pintura e contação de histórias; além de jogos como boliche, bola, dominó, quebra-cabeça e brinquedos de encaixar. As crianças podem brincar com carrinhos e bonecas e têm, ainda, momentos com músicas e filmes infantis.

As atividades recreativas são realizadas no leito do paciente ou no espaço da brinquedoteca, levando-se em consideração a vontade e as limitações da criança. Segundo a professora Juliana Martins, rapidamente é possível notar a melhoria em relação à aceitação do ambiente hospitalar, ao vínculo e à afetividade tanto da criança (paciente), quanto da família (acompanhante).

Benefícios

A brinquedoteca proporciona um atendimento mais humanizado à criança e sua família. Crianças que se veem em situação de internação ficam submetidas a sentimentos de estresse e confusão, podendo interpretar isso como uma forma de punição.

O brincar ameniza esses traumas, proporcionando à criança uma nova perspectiva do hospital, ajudando-a a se preparar para vivenciar situações com as quais não tem familiaridade. A brincadeira faz parte do processo de recuperação, que é uma modificação da rotina da criança.

Aos alunos de Enfermagem e Psicologia, o projeto “possibilita uma aproximação com os cenários de prática e contato direto com a criança, família e equipe de saúde, permitindo que o aluno relacione as atividades de extensão, pesquisa e ensino”, explica Juliana Martins. Além dos turnos na brinquedoteca, os alunos participam de grupos de estudos sobre a temática do brincar e infância e o caráter interdisciplinar do projeto possibilita a integração, a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho em equipe.

A brinquedoteca hospitalar atua, também, como uma facilitadora da comunicação entre profissionais da saúde, as crianças e seus familiares, pois propiciam tranquilidade, descontração, descanso e aumento da segurança.

Legislação

Segundo a Lei da Brinquedoteca, Lei Nº 11.104, de 21 de março de 2005, é obrigatória a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. De acordo com a lei, a brinquedoteca é um espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar, contribuindo para a construção e/ou fortalecimento das relações de vínculo e afeto entre as crianças e seu meio social.

Texto: Giovanna Beltrão