Moradores fazem de praça um lar

Data : 06/09/2016

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://www.ohoje.com.br/noticia/cidades/n/123163/t/moradores-fazem--de-praca-um-lar

Moradores de rua têm feito da Praça Cívica seu lar. Ontem, por volta de 11 horas um grupo de cinco deles descansava em bancos do espaço em frente à fonte luminosa do lado leste. Duas horas mais tarde, quando a temperatura castigava os goianienses, dois deles se refrescavam nas águas da fonte que estava ligada a àquela hora.

O Coreto da Praça Cívica, construído em 1940 por Jorge Félix de Souza, é um dos locais que serve de dormitório para os moradores, alguns deles usuários de álcool. Neste ponto, principalmente aos fins de semana, é fácil ver os moradores entre cobertores e colchões velhos. Durante o dia, eles circulam pela Praça. Alguns deles consomem álcool entre uma volta e outra. Incorporados à paisagem local, eles se valem de cobertores para desfazer o frio que derruba a temperatura das madrugadas no centro. Outro lugar que também é utilizado por moradores e pessoas em situação de rua é a Praça do Cruzeiro. Mesmo bastante iluminado, o espaço público serve de dormitório para este público na ausência de um abrigo seguro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desenvolveu o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. O plano é um conjunto de ações para um período de 10 anos. Estão envolvidas no atingimento das metas várias seções da administração municipal. A iniciativa foi elaborada com base nos dados do censo da população de rua realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e divulgado pela Semas em fevereiro deste ano.

O relatório apontou que 80,6% da população de rua de Goiânia é do sexo masculino. A idade média deste público é 39,5 anos, formado por pessoas de baixa escolaridade e maioria negra.

Assistência
A Semas afirmou que enviará a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) até os locais mencionados na reportagem para acompanhar e fazer os devidos encaminhamentos.
A Secretaria esclareceu ainda que, de gestão própria, o município conta com a Casa de Acolhida Cidadã para abrigar pessoas em situação de rua, adultos e famílias com  200 vagas, e ainda o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), inaugurado no dia 10 de dezembro de 2015.

Reforma
A revitalização da Praça Cívica, entregue em outubro passado, deixou o espaço bem mais bonito. No entanto, alguns sinais de vandalismo nos bancos da porção sul do local já podem ser vistos. Alguns deles têm pequenas pichações. Na manhã de ontem, a fonte do lado oeste da Praça recebia alguns ajustes pela empresa que instalou a mesma.