Setembro Amarelo alerta para prevenção do suicídio

Data: 02/09/2016

Veículo: Diário de Aparecida

Link direto para a notícia: http://www.diariodeaparecida.com.br/home/setembro-amarelo-alerta-para-prevencao-do-suicidio/

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Prefeitura de Goiânia e outras instituições públicas e privadas, realiza durante todo o mês uma série de atividades que integram a campanha Setembro Amarelo. O movimento, que acontece no Brasil desde 2014, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e promover discussões sobre o assunto.

Com ações espalhadas por diversos pontos da Capital, a programação tem início hoje e termina no dia 29 de setembro. Um dos destaques da campanha é a Caminhada em Favor da Vida, que ocorre no Parque Flamboyant no próximo dia 11. Durante a caminhada, serão distribuídos para a população materiais informativos a respeito da prevenção do suicídio.
Outra atividade importante é uma audiência pública, que acontece no dia 15 de setembro, na Câmara Municipal de Goiânia. As atividades descentralizadas abrangem setores da Capital, como Leste Universitário, Central, Sul e Jardim Novo Mundo. O Câmpus Samambaia da UFG também recebe rodas de conversa e palestras em suas unidades acadêmicas. O evento é aberto para a participação de toda a comunidade.

Prevenção

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Numa tentativa de reduzir esse número em pelo menos 10% até 2020, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio propôs setembro como o mês de realização de campanhas preventivas e de conscientização sobre o assunto.
Professora aposentada da UFG e coordenadora do Setembro Amarelo em Goiânia, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira ressalta a importância de se discutir o tema. “Para identificar os sinais de alerta do suicídio, precisamos conhecer mais sobre o fenômeno do suicídio, lendo literatura específica, conversando com profissionais da área e participando de ações de prevenção como o Setembro Amarelo”, explica. (Da Redação)