Victoria Collection: Fernando Peixoto lança coleção inspirada na Era Vitoriana

Data: 01/09/2016

Veículo: Goiás Empresas

Link direto para a notícia: http://goiasempresas.com.br/victoria-collection-fernando-peixoto-lanca-colecao-inspirada-na-era-vitoriana/

By  on setembro 1, 2016
unnamed (1)

Estilista goiano apresenta 21 vestidos de noiva com traços da realeza

A glória, a beleza e o luxo dos casamentos da Era Vitoriana continuam inspirando noivas contemporâneas. O vestido branco, popularizado pela histórica cerimônia matrimonial da Rainha Victoria com o Príncipe Albert, se tornou peça de desejo desde a época até os dias atuais.  Antes, os trajes das nubentes eram de cores variadas e a única imposição era de que fossem suntuosos, pois o casamento era visto como arranjo comercial e o vestido tinha a função de mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. A cor branca, as mangas compridas, véu, acessórios, rendas bordadas e adorno de flores só se tornaram tradição por conta da herança cultural da personalidade da Rainha Victoria, que governou a Inglaterra entre 1837 a 1901, um dos períodos mais importantes e prósperos da história do Reino Unido.

Em 1840, a monarca revolucionou não apenas em ser a primeira nobre a se casar por amor, mas por escolher tecido branco para que os artesãos produzissem seu vestido para o enlace. Na época, a cor era pouco usada em casamentos e a intenção da rainha foi justamente a de fugir do tradicional. Desde então, o branco e a utilização de véu se tornaram indispensáveis. Outras características marcantes dos trajes vitorianos são a riqueza em detalhes com corpetes, espartilhos, saias longas e rodadas em forma de balão – propiciadas por crinolinas de aço -, babados, mangas bufantes e golas altas.

Victoria Collection - A exuberância palaciana da Era Vitoriana foi elemento de inspiração do estilista goiano Fernando Peixoto, que apresentou ontem, 31 de agosto (quarta-feira), na Maison que leva o nome do artista, no Lago Sul, em Brasília, a Victoria Collection, em um evento para 400 pessoas. A coleção de vestidos de noiva em sua maioria em corte princesa, com vários metros de tecidos nobres, estilos diferentes de rendas francesas e com influência de desenhos barrocos e bordados florais, conta com 21 peças que mostram que o sonho de ser rainha no dia do “sim” pode se tornar realidade ainda hoje. “Viver um momento sublime de realeza no dia do casamento é desejo de muitas mulheres. A data marca uma transformação na vida, a oficialização do encontro do seu grande amor e o início de uma nova família. É compreensível que a noiva deseje viver um momento de monarquia como coroação de sua própria história”, ressalta o estilista.

Para conferir ainda mais vida ao conto de princesas, cristais Swararovski foram incorporados aos vestidos, o que garante efeito sofisticado em brilhos e reflexos da luz sobre as faces do cristal. Tons diferenciados de rendas rebordadas com cristais e pérolas foram aplicados para criar um jogo gráfico de profundidade no tecido. O efeito caleidoscópico e instigante leva à impressão de que camadas e mais camadas de brilhos estivessem sobrepostas. O conhecimento técnico do designer e seu olhar apurado para o requinte monárquico aliado às grandes expectativas de uma noiva deram origem à suntuosa Victoria Collection. “Deixo de lado a simplicidade por um momento para dar vida ao que há de mais elaborado na altura costura. Assim, na exuberância e riqueza dos detalhes, demonstro a minha visão da tradicional realeza”, conta Fernando Peixoto.

Singularidades vitorianas - Os ritos dos matrimônios também eram peculiares. A cerimônia ensaiada por uma amiga no lugar da noiva, a proibição de se olhar no espelho depois de pronta para evitar o azar, o bolo cortado em fatias finas e entregue às solteiras para que colocassem sob o travesseiro para sonharem com seus futuros maridos, as flores do buque formando o nome do futuro marido e os sapatos jogados nos noivos em vez de arroz, são algumas dos costumes vitorianos que se perderam no tempo. A cor e o luxo do vestido do grande dia, além do clássico véu foram os únicos a perpetuarem por gerações.

Sobre o estilista – Fernando Peixoto herdou da mãe a paixão por roupas e iniciou carreira na alta costura ainda adolescente. Formado em Design de Moda pela Universidade Federal de Goiás, o estilista participa com frequência de cursos especiais de moda contemporânea no Brasil e também na Europa. Em Goiânia, o Atelier Fernando Peixoto é especializado na locação e comercialização de vestidos de noivas, damas, festas e debutantes, onde atua no mercado. O estilista também comanda uma maison em Brasília em sociedade com a irmã, Elisângela Eterna. A equipe de Fernando Peixoto é composta por 70 funcionários.