Emater propõe oportunidades para jovens no campo

Data: 10/09/2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/emater-propoe-oportunidades-para-jovens-no-campo/

Foto: Emater/divulgação

Apresentar aos jovens a importância da sucessão familiar no campo. Entidades ligadas ao setor agropecuário promoveram o ciclo de debates Ciranda Territorial da Juventude, no Colégio Anchieta, em Silvânia. Os jovens puderam acompanhar o trabalho realizado pelas entidades ligadas ao setor, em rodadas de 15 minutos.

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) divulgou seus trabalhos durante o evento. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Alves Teixeira, falou da necessidade de apresentar aos jovens as potencialidades do setor e as oportunidades que existem no campo que são pouco conhecidas. “A Emater, com a metodologia Rede de Inovação Rural, tem como base a organização familiar dos produtores e com isso pretende atender às demandas dos jovens que estão inseridos nessas famílias”, explicou o diretor.

Segundo Teixeira, a Emater apresenta aos jovens oportunidades para atuar como técnicos que irão fomentar a assistência técnica rural, inclusive nas propriedades em que cresceram. “Mostramos para o jovem que existem possibilidades de capacitação profissional que permite que ele continuem no campo e que o êxodo rural não é a única alternativa”, reiterou o diretor.

IMPORTÂNCIA DA JUVENTUDE RURAL É DESTAQUE EM SEMINÁRIO

O responsável pela unidade da Emater em Ipameri, Cleber Dias da Silva, falou da necessidade de estratégias de comercialização entre os jovens.

Estímulo
Com 29 anos, o produtor rural no município de Bela Vista de Goiás, Marcos Franklin José da Silva, afirma que a agricultura familiar está no sangue. Segundo o produtor, a atividade foi repassada de geração em geração. “Somos sete irmãos. Três homens e quatro mulheres. Os três filhos seguiram na atividade”, contou Marcos.

Ele não escondeu a satisfação em participar da Ciranda. As exposições sobre crédito rural e assistência técnica qualificada chamaram a atenção do produtor rural. Para Marcos, é necessário que haja mais informação no campo para que os jovens compreendam a importância da sucessão familiar. Ainda de acordo com o agricultor, “o investimento em assistência técnica pode ser a saída” para que os jovens continuem na atividade.

Ciranda do conhecimento
Entre as entidades participantes do evento, nos dias 2 e 3 deste mês, estiveram a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), a Escola Família Agrícola de Orizona (Efaori), a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Desenvolvimento de Goiás (SED), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) também integraram o time de entidades que apresentaram seus trabalhos durante a Ciranda Territorial. Durante a abertura, representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal fizeram exposições sobre linhas de crédito.