Hospital das Clínicas inaugura Centro Avançado de Diagnóstico da Mama

Data: 26/09/2016

Fonte/Veículo: Jornal Opção

Link direto para a notícia: http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/hospital-das-clinicas-inaugura-centro-avancado-de-diagnostico-da-mama-76174/

Unidade será a primeira do Centro-Oeste a disponibilizar aparelho que realiza a biópsia da mama a pacientes do SUS

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura, na próxima quarta-feira (28/9) o Centro Avançado de Diagnóstico de Mama (CORA). Com o novo local, as mulheres da capital e região poderão contar com equipamentos de última geração para realizarem seus exames contra o câncer de mama.

A expectativa é dobrar o número pacientes atendidas, passando de 9 mil para 18 mil por ano. O Centro Avançado de Diagnóstico da Mama vai contar com 15 consultórios, auditório e salas de pesquisa. O HC será a primeira unidade do Centro-Oeste a disponibilizar um aparelho de mamotomia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O CORA também contará com aparelhos de mamografia e ultrassonografia.

O mamótomo é um aparelho que realiza biópsia de mama. “Assim diminuímos o tempo de espera das pacientes, uma vez que não precisamos levá-la ao centro cirúrgico, reduzindo de forma significativa a angústia da paciente na espera por uma biópsia de mama, o tempo de diagnóstico e o custo”, explica a coordenadora das ações de rastreamento e professora da Faculdade de Medicina da UFG, Rosemar Macedo Sousa Rahal.

No total, foram investidos R$ 8 milhões na obra. Os recursos foram provenientes da UFG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Ministério Público do Estado de Goiás, além do Instituto Avon, que investiu R$ 2,5 milhões para a construção do espaço e a aquisição da mesa de biópsia de mama (aparelho de mamotomia).