Livro que reúne repertório pianístico do Brasil Central será lançado em Goiânia

Data: 26/09/2016

Fonte/Veículo: Blog Caneta e Café

Link direto para a notícia: https://canetaecafe.com.br/2016/09/26/livro-que-reune-repertorio-pianistico-do-brasil-central-sera-lancado-em-goiania/

Já imaginou ouvir uma música que ficou desaparecida por 120 anos? Como teriam soado as músicas das festas de nossos bisavós no interior de Goiás? Que papel tinha o piano no Brasil Central nos séculos 19 e 20? Para ouvir a resposta a essas e a outras curiosidades, será lançado na terça-feira, dia 27 de setembro, a publicação Antologia do piano no Brasil Central. Um recital com amostra de algumas das músicas será realizado no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG), por ocasião do IV Encontro Nacional de Piano.

Resultado de uma pesquisa de mais de 15 anos, a obra reúne composições de 12 compositores atuantes entre Goiás e Triângulo Mineiro. Nascidos entre 1827 e 1972, a antologia cobre pouco mais de 120 anos da música para piano. Consta da antologia a obra mais antiga para o instrumento composta no interior do Brasil Central encontrada até o momento: trata-se da polca Orlinda, composta pelo gênio de Tonico do Padre, em Pirenópolis em 1889, há 127 anos.

Recital e Antologia do piano no Brasil Central

Onde: Auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Samambaia

Quando: Terça-feira, 27, às 9h15

Quanto: Entrada franca