Vida saudável ajuda a combater câncer de mama

Data: 06/10/2016

Veículo/fonte: O Povo

Link direto da notícia: http://blog.opovo.com.br/praticandosaude/vida-saudavel-ajuda-a-combater-cancer-de-mama/

3147-hd
Outubro Rosa é o movimento que reforça a importância da prevenção (Foto: Divulgação)

A campanha contra o câncer de mama se deu início no primeiro dia desse mês. O chamado Outubro Rosa, é o mês em que os alertas sobre os benefícios da prevenção são intensificados, mostrando o quanto pode fazer diferença um diagnóstico precoce.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou no início do mês, em todo Brasil, a campanha “A vida pela atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, em parceria com o Grupo Oncoclínicas e a UNACCAN. O objetivo é estimular as mulheres a mudarem seus hábitos de vida e passarem a cuidar mais da saúde, especialmente em ter uma alimentação mais saudável,  praticar exercícios físicos regularmente e realizar exames de prevenção.

A iniciativa foi pensada a partir de pesquisa recente da entidade, que mostra que o risco de desenvolver a doença aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal no abdômen na pré e na pós-menopausa.

prato-saudavec
Alimentação saudável diminui riscos de câncer, segundo SBM (Foto: Divulgação)

A coordenadora da pesquisa, Jordana Carolina Marque Godinho Mota, que comparou grupos de mulheres atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, disse que os alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo. Por outro lado, produtos açucarados, industrializados e gordurosos desregulam as funções do corpo.

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte das mulheres no Brasil. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de quase 60 mil novos casos este ano. A campanha da SBM quer mostrar que a vida pede uma atitude e espera que as mulheres aproveitem o Outubro Rosa para se conscientizarem e mudarem seus hábitos.

Para as mulheres, em especial as que estão em período pós-menopausa, é recomendado uma caminhada, por exemplo. Nessa fase da vida, a menopausa contribui para a produção excessiva desse hormônio. Se a mulher for obesa, o risco do tumor é muito maior, pois quanto maior o número de gordura, maior o volume de hormônio feminino, que serve como ‘combustível’ para as células cancerígenas.

Redução dos casos de Câncer

Um estudo da  Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, revelou que metade das mortes causadas por câncer são consequências de maus hábitos. Pesquisadores calcularam que haveria redução nos casos de câncer se as pessoas adotassem um estilo de vida mais saudável, sem fumar e praticando exercícios regularmente.

Dicas para uma alimentação mais saudável

• Evite o excesso de carboidratos, açúcares, refrigerantes e pães;
  • Dê preferência aos alimentos integrais;
  • Tente ingerir proteínas de boa qualidade (Frutas, verduras e legumes)
  • Evite alimentos industrializados e molhos prontos;
  • Reduza a ingestão de gorduras

A palavra que não pode faltar para alcançar uma alimentação saudável é o “planejamento”. Saia de casa com seu dia alimentar planejado e tente segui-lo da melhor forma possível.