No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Saúde reforça a importância da atividade física

Data: 11/10/2016

Fonte/Veículo: Saúde Goiânia

Link da notícia: http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/16/10/No_Dia_Nacional_de_Prevencao_da_Obesidade_Saude_reforca_a_importancia_da_atividade_fisica.shtml

 

Hoje, 11 de outubro, é comemorado o dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a doença como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e por isso destaca a necessidade de estratégias para evitar o avanço da obesidade e das comorbidades a ela relacionadas.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2015, no Brasil, 52,5 % da população de adultos estão acima do peso e 17,9 % em situação de obesidade. Em Goiânia, os índices estão um pouco abaixo dos nacionais, 49,7% da população adulta em situação de sobrepeso e 15% com obesidade. No entanto, os dados demonstram um aumento da prevalência da obesidade na capital.

"Para se evitar a obesidade ou buscar o emagrecimento a primeira coisa a se fazer é promover mudanças no estilo de vida", explica o gerente de Doenças e Agravos Crônicos não transmissíveis da SMS, Ronyson Soares. O gerente destaca ainda que "o exercício físico e a reeducação alimentar são ótimos meios para atingir o emagrecimento", destaca o gerente.

O sobrepeso e a obesidade são definidos como o acúmulo de gordura anormal ou excessivo que pode gerar danos à saúde e são causados, principalmente, por um desequilíbrio entre a quantidade de calorias consumidas e gastas. A medida mais comum da obesidade é através do IMC (índice de massa corporal). Se o IMC da pessoa estiver entre 25 e 29,9 ela é considerada acima do peso e acima de 30 são consideradas obesas.

Existem outros fatores que também desempenham um papel na obesidade, como a idade, sexo, fatores ambientais, os alimentos que a pessoa consome e o sedentarismo. Assim como algumas doenças, que apesar de não serem tão comuns, podem causar obesidade. Entre elas, problemas hormonais como o hipotireoidismo, a depressão e algumas doenças cerebrais.

Uma alimentação correta ligada a exercícios físicos pode evitar casos de obesidade e ajudar na perda de peso. Se o IMC já estiver acima do normal é importante consultar um especialista para o tratamento adequado. As atividades físicas tendem a diminuir o apetite em pessoas obesas, enquanto aumenta a capacidade do corpo de metabolizar a gordura.

A Capital possui quase 80 quilômetros de trechos cicloviários, além dos parques espalhados por todas as regiões que permitem caminhadas ao ar livre, para quem deseja praticar exercícios físicos. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece um Programa de Intervenção e Prevenção da Obesidade para Crianças e Adolescentes, o Pipoca, no Cais Amendoeiras.

Pipoca

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia oferece, no Cais Parque das Amendoeiras, o Pipoca, sigla e apelido carinhoso do Programa que é um projeto de extensão da Faculdade de Nutrição (Fanut) da UFG em parceria com o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PPCO) do Cais Amendoeiras. A equipe se reúne mensalmente com crianças e adolescentes de três a 19 anos de idade.

As famílias das crianças interessadas no serviço devem procurar o Cais Amendoeiras na 2ª segunda-feira de todo mês. Já para os adolescentes, as reuniões são realizadas na 4ª quarta-feira de todo mês. Após esse encontro inicial, os pacientes são encaminhados para o serviço de nutrição.

Texto: Roberta Rodrigues, da editoria de Saúde - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Foto: Divulgação