60 mulheres devem ser operadas no II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária em Goiás

Data: 13/10/2016

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/32118-60-mulheres-devem-ser-operadas-no-ii-mutirao-nacional-de-reconstrucao-mamaria-em-goias

outubro rosa

Cerca de 60 mulheres que tiveram câncer de mama e necessitam de cirurgias plásticas para a reconstrução mamária serão operadas em Goiânia, durante o II Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, realizada no Estado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO). Os procedimentos serão entre os dias 24 e 29 de outubro.

O mutirão é voltado exclusivamente para pacientes que necessitam de cirurgias reconstrutivas pós-câncer de mama e acontece durante a celebração da campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção da doença.

As cirurgias serão feitas por cirurgiões plásticos inscritos na SBCP-GO, que atuarão como voluntários, e por cirurgiões plásticos que integram os serviços de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Araújo Jorge. As operações serão realizadas nestes hospitais sem custos para as pacientes.

De acordo com o presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, as pacientes que serão operadas foram selecionadas entre cerca de 150 mulheres que se inscreveram para participar do mutirão. Elas passaram por uma triagem socioeconômica, que priorizou as pacientes de menor renda.

As pacientes pré-selecionadas estão sendo submetidas a exames e somente terão as cirurgias confirmadas após a avaliação dos resultados. “As indicações clínico-cirúrgicas são os fatores predominantes e fundamentais para a escolha das pacientes”, explica Luiz Humberto.

O primeiro mutirão aconteceu em 2012 e operou cerca de 500 pacientes em todo o País, sendo 44 em Goiânia. “Foi uma experiência muito proveitosa, que proporcionou muita alegria à equipe médica, à SBCP nacional e regional e a todos os envolvidos pela solidariedade e ajuda às pessoas mais carentes”, ressalta o presidente da SBCP-GO.

Saiba mais sobre a doença e como preveni-la:

O que é?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve em consequência de alterações em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. É o tipo de câncer mais comum entre a população feminina e tem alta taxa de mortalidade, mas, se diagnosticado no início as chances de cura chegam a 95%.

IncidênciaO câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo (1,7 milhões de mulheres acometidas por ano) e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. A expectativa para o Brasil em 2016 é de 57.960 casos novos, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

O que pode causar o câncer de mama?

A maioria dos casos de câncer de mama ocorre sem uma causa definida. Mas, alguns fatores aumentam os riscos de desenvolvimento da doença, dentre eles, história de câncer de mama em parente em primeiro grau (mãe, irmã ou filha), principalmente, antes dos 50 anos de idade ou casos de câncer de mama bilateral ou de ovário em qualquer idade e história familiar de câncer de mama masculino.

Sintomas da doença

Os principais sintomas do câncer de mama são a presença de nódulo ou caroço na mama ou a saída de líquido transparente ou com sangue pelo mamilo. Por isso, atenção: qualquer alteração observada nas mamas merece ser avaliada por um médico.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer de mama depende do tipo do tumor e da fase em que ocorreu o diagnóstico e pode incluir quimioterapia e radioterapia. Devido aos diagnósticos cada vez mais precoces, as cirurgias já são menos agressivas e, muitas vezes, a mama não precisa ser retirada.