Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será nessa segunda-feira

Data: 14/10/2016

Fonte/Veículo: Seden

Link da notícia: http://seden.to.gov.br/noticia/2016/10/14/abertura-da-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-sera-nessa-segunda-feira/

Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, a abertura da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada em todo País no dia 17 de outubro, próxima segunda-feira. Em Palmas, a cerimônia acontecerá às 8h30, no Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte (CUICA), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento é aberto a todo público.

O objetivo da Semana é aproximar a população da ciência e da tecnologia, e ainda, estimular a curiosidade e aprofundar os conhecimentos sobre os temas abordados. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) é responsável por coordenar o evento no Estado.

Conforme o superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Seden Fábio Romeiro, a programação busca atrair os jovens, mas todos que se interessam pelo tema podem participar. “A programação terá dois pontos altos: a palestra de abertura e o lançamento da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia, que conta com apoio do Governo do Estado. Mas toda a programação irá despertar a curiosidade do público para a importância da Ciência e Tecnologia no seu cotidiano”, explica.

A programação terá cerca 200 atividades realizadas nas diversas instituições de ensino parceiras, em quatro cidades do Tocantins. As atividades envolvem mostra de ciência, liga de gastronomia, avaliação nutricional, abertura de laboratório, mesa de debate, minicurso, talk show, competição, entre outras. A programação está disponível no site semanact.to.gov.br, feito especialmente para divulgar as atividades da semana no Estado.

SNCT

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é um evento anual realizado em outubro, sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Neste ano, a semana abordará temas ligados à alimentação deste sua produção até o consumo.

Palestra de abertura

A cerimônia de abertura terá uma palestra com o tema “Ciência na produção de alimentos e como forma de inclusão social”. O palestrante Edward Madureira Brasil, possui doutorado em Agronomia e é ex-reitor da Universidade Federal de Goiás.

Parceiros

A realização do evento conta com a parceria de várias instituições de ensino como Universidade Federal do Tocantins (UFT), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Centro Universitário de Gurupi (UNIRG), Faculdade Serra do Carmo (FASEC), e ainda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), INVESTICO,  Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAETE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Bombeiros, Policia Militar, Serviço Social da Indústria (SESI), ELETRONORTRE, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria da Agricultura da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Energisa.