Teatro, mostra de filmes e shows musicais movimentam a UFG durante o 13º Conpeex

Data da notícia: 16/10/2016
Veículo/Fonte: Altair Tavares
Link direto da notícia: http://www.altairtavares.com.br/teatro-mostra-de-filmes-e-shows-musicais-movimentam-a-ufg-durante-o-13o-conpeex/

Entre as atrações gratuitas que integram a programação do Congresso estão a mostra de filmes premiados no Fica e o encerramento com festival de bandas locais.

A 13ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, traz uma diversificada programação cultural pensada para contemplar música, teatro, dança, exposição e artes performáticas como um todo. Entre as novidades desse ano, está uma mostra organizada em parceria com o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que exibirá filmes premiados nas edições de 2015 e 2016 do festival.

Entre os destaques da programação estão a apresentação teatral Maria Grampinho, com alunos do Núcleo de Artes e Inclusão do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, e o teatro de bonecos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, além de recitais, exibições de filmes e mostras culturais. Também integra a programação do Conpeex a exposição Dada Spring, realizada pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG durante os meses de setembro e outubro para comemorar os 100 anos do Dadaísmo.

Para o professor da Emac, Eduardo Meirinhos, que coordena a programação cultural, a cultura, de forma ampla, contempla atividades artísticas. “Não existe cultura sem arte”, afirma. Meirinhos destaca o encerramento desta edição do Conpeex, que trará performances de balé, circo, apresentação teatral e show com quatro bandas locais. Segundo ele, as apresentações visam estabelecer uma conexão entre a comunidade acadêmica e a produção cultural da cidade.

Conpeex
O Conpeex é o principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente com o objetivo de divulgar a produção acadêmica, científica e cultural da Universidade. O evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, tem em sua programação, além das atrações culturais, conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e minicursos.