Fapeg participa da abertura do Conpeex da UFG e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Data da notícia: 17/10/2016
Veículo/Fonte: fapeg
Link direto da notícia: http://www.fapeg.go.gov.br/fapeg-participa-da-abertura-do-conpeex-da-ufg-e-da-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (SED), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  lançaram na manhã desta segunda-feira, dia 17, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Goiás. A semana foi aberta durante a solenidade que deu início ao 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da UFG. O Conpeex, bem como a Semana Nacional de Ciência Tecnologia deste ano, têm como tema “Ciência Alimentando o Brasil”.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o tema do Conpeex e da SNCT está alinhado a uma das demandas globais mais urgentes, que é a questão da segurança alimentar e que mostra o impacto direto da ciência na vida das pessoas. “Hoje, a participação da Região Centro-Oeste na produção de alimentos, que ainda sustenta a geração de emprego e renda, só tem a força que possui graças as atividades de pesquisa nas universidades e nas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Mas ainda temos desafios de fazer com que esses alimentos cheguem à mesa de todos, de produzir sem degradar. É a ciência que alimenta a fome de alimento e a fome de conhecimento”, enfatizou.

A presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, representou o governador de Goiás, Marconi Perillo, durante a cerimônia. Em seu discurso, ela reforçou a necessidade da aproximação da ciência com a sociedade, a exemplo do trabalho desenvolvido pelo Conpeex e pela SNCT, e a importância dessa percepção para a desenvolvimento do País e do mundo. “Essa aproximação da ciência com a sociedade, de levar até a população o conhecimento científico, precisa ser feita para mostrar a relevância e a importância do que é feito pela ciência para enfrentar os desafios da atualidade. Em tempos de crise, os investimentos precisam ser feitos na ciência, na busca por novos conhecimentos e soluções”, ressaltou.

A presidente destacou, ainda, o trabalho da Fapeg em fomentar ações e eventos científicos, tecnológicos e de inovação em Goiás, por meio de editais de fluxo contínuo. No mês de outubro, por exemplo, destacou que todos os eventos relacionados à SNCT que apresentaram propostas à Fundação foram fomentados pela Fapeg. Enfatizou, ainda, o trabalho de internacionalização das pesquisas realizadas em Goiás, por meio de acordos feitos pela Fapeg, por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e o Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, que está em consonância com a temática da SNCT e recebe inscrições até 31 de outubro.

SNCT
Goiás é o estado brasileiro com maior número de atividades cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste ano. De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, Douglas Flacão da Silva, são mais de 4.200 atividades cadastradas em 77 municípios no Estado. “E o legado mais importante que a Semana traz consigo é essa rede de instituições de ensino e pesquisa que se unem de maneira coordenada para divulgar ciência”, analisa.

Conpeex
Com o objetivo de divulgar sua produção acadêmica, científica e cultural, a UFG promove gratuitamente, de 17 a 19 de outubro, o 13º Conpeex. Durante três dias de evento, uma extensa programação vai movimentar o Câmpus Samambaia da Universidade. São conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários, além de diversas atividades e apresentações culturais.

Além da Fapeg, também apoiam o Conpeex a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e a Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.