​Entomologistas ressaltam importância de entender as pragas para um manejo de resistência mais eficaz

Data: 19/10/2016

Veículo/fonte: Grupo Cultivar

Link direto da notícia: http://www.grupocultivar.com.br/noticias/entomologistas-ressaltam-importancia-de-entender-as-pragas-para-um-manejo-de-resistencia-mais-eficaz

A importância de entender as pragas para levar mais conhecimento para os produtores em busca de um manejo de resistência mais eficaz foi ressaltada pelos principais entomologistas do Brasil durante o encontro do Falcon Team, que aconteceu em Campinas, interior de São Paulo. O foco da reunião do grupo organizado pela UPL Brasil foi trazer novos cenários e práticas para que os pesquisadores possam estudar as melhores formas para um futuro mais produtivo no campo.

“O conhecimento de onde estão, quando acontecem e qual técnica usar para controlar as pragas é essencial. Como vamos agir se não sabemos exatamente com o que estamos lidando? É preciso parar e pensar tudo o que vem sendo feito, pois temos casos que já se arrastam por muito tempo. A mosca-branca, por exemplo, está presente no campo há 20 anos. Talvez o problema não acabe, mas estas discussões podem trazer soluções para o manejo e minimizar os impactos causados", explica Cecília Czepak, entomologista da Universidade Federal de Goiás.

O encontro levantou dados e discutiu práticas e novas soluções para o manejo de resistência de percevejos e tecnologias de aplicação de produtos. Para Geraldo Papa, entomologista da Universidade de Estadual Paulista (Unesp) de Ilha Solteira, existem vários fatores que podem atrapalhar a eficácia dos inseticidas.

“A maior parte dos insucessos dos inseticidas e soluções em geral é causada pela falta de técnica em se levar o produto até a planta e pragas. Por isso é tão importante aprimorar o conhecimento dos nossos agricultores. O Falcon Team é uma grata surpresa, pois nos dá essa oportunidade de debater e chegar ao melhor uso das soluções já existentes. Temos a liberdade para discutir e nos aperfeiçoar", afirma o pesquisador.

Os entomologistas integrantes do grupo trabalham com as mais diversas culturas (soja, milho, algodão, HF, entre outros) e convivem com climas, solos e outros fatores diferentes um do outro. O intuito é que a experiência de um, pode ser a salvação da lavoura do outro.

“Acreditamos que as mudanças no campo devem ser cada vez mais contínuas, por isso temos essa responsabilidade de nos unir para entender e preparar os produtores. O manejo na agricultura é muito importante e deve ser feito de maneira inteligente. Queremos auxiliar nisso, em busca de uma maior sustentabilidade e produtividade", diz Jurema Rattes, entomologista da Universidade de Rio Verde.

“O objetivo final de todos nós é encontrar o manejo ideal de pragas nas lavouras. Precisamos unir conhecimento e focar em uma solução que seja útil para todos. Isso aumenta a chance de acertamos", completa Alexandre Manzini, Gerente de Produtos Inseticidas da UPL Brasil.