Livro infantil discute a relação das crianças com a tecnologia

Data: 22/10/2016

Veículo: Metrópoles

Link direto para a notícia: http://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/livro-infantil-discute-a-relacao-das-criancas-com-a-tecnologia

Quando entra de férias, Arthur, um menino de 5 anos, se vê sozinho sem nenhum amigo para brincar com ele na rua. Ganha da mãe, então, um computador e percebe que todas as outras crianças estão, cada uma em suas casas, conectadas ao mundo virtual. A história, que reflete a realidade atual, é contada no livro “Arthur no Maravilhoso Mundo Real”, do jornalista e escritor Paulo Almeida.

“Tenho uma grande amiga que teve um filho agora e o menino se chama Arthur. Eu queria deixar uma mensagem a ele”, conta Paulo. Baseado em pesquisas na internet, conversas com amigos, professores, pais e mães, o tema surgiu ao refletir sobre a relação da infância com a tecnologia.

Crianças estão entrando no mundo virtual muito cedo. Esta é uma preocupação real e no livro a gente fala sobre isso, sobre a falta de interação e os perigos escondidos na Internet também"
Paulo Almeida, autor

Benefícios e prejuízos
Apesar dessas novas tecnologias proporcionarem muitos benefícios, como fonte de pesquisa, leitura e entretenimento, crianças e adolescentes que passam tempo prolongado no computador podem apresentar sinais de deficiência de sono, hábitos sedentários, queda no rendimento escolar, desmotivação de convívio social. No livro, a alternativa utilizada por Arthur é utilizar a linguagem da internet em um mural físico para marcar com os amigos algumas partidas de futebol.

Recomendado para crianças a partir de 5 anos, o livro alerta, de maneira simples e divertida, para uma importante realidade: o exagero do uso da tecnologia, que está deixando os pequeninos cada vez mais dependentes do mundo virtual.

“A gente não condena a Internet. Ela já faz parte das nossas vidas, mas é preciso usar com responsabilidade. Às vezes, crianças muito pequenas já têm computador, tablet e os pais nem sabem qual os aplicativos que eles estão usando”, conta Paulo. No fiml, o autor fez uma relação de brincadeiras que as crianças não costumam mais aproveitar.

DIVULGAÇÃO

Venda on-line
O livro tem 40 páginas e está à venda pelo Instragram @aventurasdoarthur a R$ 20. A obra é o primeiro livro infantil de Paulo, lançado pela editora independente Arte Letras, de Ceilândia. As ilustrações são de Alex Amorin e a arte da capa do curitibano Dirceu Veiga.

No sábado (22/10), às 15h, no Shopping Pátio Brasil, o lançamento contará com a participação da Cia de Teatro Néia e Nando. O grupo vai interpretar a história no palco. Além disso, haverá brincadeiras com a Brinq Baby e sessão de autógrafos com o autor.

Paulo Almeida é jornalista e mestre em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Estudou a participação e como o brasileiro se vê nas redes sociais no livro acadêmico “Narrativas da Identidade Brasileira: Jornalismo e Redes Sociais”. Iniciou o trabalho com histórias infantis aos 10 anos de idade, quando fez um curso de contação de histórias na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lançamento do livro infantil “Arthur no Maravilhoso Mundo Real”
Dia 22/10 (sábado), às 15h. No piso 3 do Shopping Pátio Brasil  (W3, Asa Norte). Entrada franca. O livro estará à venda a R$ 20.