Interior paulista sedia festival literário com mais de 160 atividades e escritores famosos

Data: 25/10/2016

Veículo: Notícias Terra

Link direto para a notícia: https://noticias.terra.com.br/dino/interior-paulista-sedia-festival-literario-com-mais-de-160-atividades-e-escritores-famosos,d90b210f3d920282b54bbaf984e83ebbmwlh0gsy.html

Ao longo desta semana, artistas e escritores voltam seus olhos para Votuporanga. A cidade de 95 mil habitantes no interior paulista sedia de 21 a 29 de outubro o Fliv - Festival Literário de Votuporanga com expectativa de mais de 70 mil visitantes. Mais que uma iniciativa voltada à leitura, o Fliv é considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo promovendo mais de 160 atividades em 125 horas de programação.

Foto: DINO

A organizadora Cibeli Moretti estima que mais de 30 mil pessoas já passaram pelos espaços do Fliv nestes primeiros quatro dias. "Temos peças de teatro do programa Ademar Guerra, roda de bate-papo com escritores famosos, espetáculos com artistas da cidade, exibição de filmes pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), presença da São Paulo Companhia de Dança e muitas outras atividades abertas a todo tipo de público", conta.

Nomes como Márcia Tiburi, Ignácio de Loyola Brandão e Marcelino Freire integram a programação. A vida da poetisa goiana Cora Coralina, homenageada da edição 2016, é contada em rodas de bate-papo, exibição de filmes e no Museu Casa de Cora montado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Como destaca a Secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Brandão Cuenca Stipp, o grande destaque da edição 2016 do festival fica por conta do espaço onde a programação acontece. São mais de 10 ambientes de promoção à cultura espalhados pelo Parque da Cultura de Votuporanga, de 105 mil m², inaugurado neste ano pela Prefeitura da cidade. Entre os espaços estão a Biblioteca Escolar com 4,8 mil itens e o Museu Municipal. Um Food Park, feira de artesanato de artistas locais, carreta da Elektro sobre economia de energia, o ônibus do Fliv Itinerante e as livrarias Saraiva, Espaço e Premier completam as atrações.

No palco principal, montado como uma arena ao ar livre, já passaram a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP sob a regência do maestro João Carlos Martins e o grupo Pato Fu. Sábado (29), a banda Funk Como Le Gusta encerra a programação.

O Fliv tem como foco o incentivo à leitura entre o público infantojuvenil. Ao longo da semana, o festival recebe caravanas de estudantes de mais de 40 municípios, numa média de 1,5 mil alunos ao dia. Entre as atividades oferecidas aos alunos estão sessões de contação de histórias com Kiara Terra, educadora que viaja pelo Brasil formando professores e entretendo crianças.

O caderno com a programação completa do evento está disponível para download no site flivotuporanga.com.br

Organização
O FLIV é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado de São Paulo com patrocínios oficiais do Guaraná Antarctica e Elektro. O festival também tem importantes apoiadores culturais: Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Facchini; Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais, Apaa - Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; SESCOOP/SP; SESI-SP; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG e SP Leituras Organização Social de Cultura. A promoção do evento é da TV TEM-Globo. O Fliv Itinerante tem o apoio da Itamarati, Usina Colombo/Açúcar Caravelas e Facchini.