João Ribeiro é o homenageado da série Recitais Vilaboenses

Data da notícia: 26/10/2016

Veículo/Fonte: Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/joao-ribeiro-e-o-homenageado-da-serie-recitais-vilaboenses/

homenageado

O compositor vilaboense João Ribeiro é o homenageado da série Recitais Vilaboenses, que chega a sua 13ª edição nesta sexta-feira, dia 28, na cidade de Goiás. O recital começa às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, com entrada gratuita. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Escola de Música (Emac), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O repertório da noite brinda o público com sons de tango, polca, samba, maxixe, marcha, valsa, modinha e frevo, de renomados compositores, como Tonico do Padre, Joaquim Edison de Camargo,  Chiquinha Gonzaga e do homenageado João Ribeiro. A interpretação ficará a cargo do Duo Martins-Botelho, formado pela pianista Martha Martins e o trombonista Marcos Botelho, ambos professores da Emac.

intérpretes

Os músicos desenvolvem um trabalho de divulgação e pesquisa sobre a música brasileira. Também resgatam obras de compositores  goianos, principalmente da primeira metade do século XX, por meio de arranjos e releituras.

Martha Martins é goiana, mestre em Musicologia, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e doutora em Música pela Universidad de Salamanca, na Espanha. Marcos Botelho é carioca, possui bacharelado e mestrado em Música, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e é doutorando em Educação Musical, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Homenageado
João Ribeiro da Silva nasceu em 1903, na cidade de Goiás, e faleceu em 1957. O artista tocava bombardino e teve importante participação nas orquestras Iris e Ideal (ambas do cinema mudo). Dirigiu o Jazz da terceira companhia do 6º BC, e o Jazz da prefeitura. Criou as bandas de música Santa Cecília e Senhor dos Passos, e dirigiu a banda Ypiranga. O músico é autor de mais de 200 composições, entre sacras e profanas, impressas pela edição Goyana.

Secretaria da Educação, Cultura e Esporte
Mais informações: (62) 3201 3004