Pronto Sorriso retoma suas atividades e leva alegria aos pacientes do HC

Data: 11/11/2016

Fonte/Veículo: Ebserh

Link da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufg/noticia-aberta/-/asset_publisher/Zo21hrThpSTk/content/id/1606061/2016-11-pronto-sorriso-retoma-suas-atividades-e-leva-alegria-aos-pacientes-do-hc

Grupo é formado por acadêmicos dos cursos de medicina e biomedicina da UFG que desenvolvem atividades de animação e brincadeiras com pacientes do HC visando levar alegria e minimizar a dor e o desconforto do tratamento hospitalar.

Pronto Sorriso retoma suas atividades e leva alegria aos pacientes do HC

O grupo Pronto Sorriso retomou, na última quarta-feira (dia 09/11), suas atividades no Hospital das Clínicas da UFG. Formado por acadêmicos dos cursos de medicina e biomedicina da UFG, o Pronto Sorriso tem o objetivo promover atividades de animação e brincadeiras com os pacientes visando minimizar a dor e o desconforto do tratamento hospitalar e, ao mesmo tempo, facilitar uma recuperação mais rápida de crianças e adultos internados no HC.

Os acadêmicos são vinculados à disciplina de Núcleo Livre (Pronto Sorriso I), da Faculdade de Medicina da UFG. No HC-UFG, as atividades dos “doutores-palhaços” estão sob a supervisão dos enfermeiros Arlene de Souza Barcelos e Eric Benchimol Ferreira, e da fonoaudióloga Maria Luiza de Paiva. Os estudantes também estão sob a supervisão do palhaço Robert Trajano, que ministra a disciplina sob a regência da professora Dr.ª Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, diretora da Faculdade de Medicina da UFG.

Pronto Sorriso da Faculdade de Medicina da UFG surgiu inspirado no trabalho realizado pelos Doutores da Alegria de São Paulo e nas idéias do norte-americano Dr. Patch Adams. Os doutores-palhaços, como são chamados, com suas encenações e brincadeiras, ajudam a romper o medo, a ansiedade, a insegurança e a tristeza que o ambiente hospitalar provoca na criança e, assim colaboram para que a dor seja mais bem suportada e o tratamento bem aceito.

Atualmente, o Pronto Sorriso é formado por dezoito estudantes e realizará as atividades as quartas-feiras, das 18 às 20 horas.

Imagens: