Entrega do Troféu Jaburu 2016 será nesta quinta

Data: 16/11/2016

Veículo/fonte: Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/entrega-do-trofeu-jaburu-2016-sera-nesta-quinta/

Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poetisa Cora Coralina em 1980, oTroféu Jaburu, escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes, é a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana. Neste ano, o Conselho Estadual de Cultura de Goiás, ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, realiza nesta quinta-feira, dia 17, às 20 horas, no Palácio das Esmeraldas, a solenidade de entrega dasComendas Culturais do Estado Troféu Jaburu, Medalhas de Mérito Cultural e Diplomas de Destaque Cultural do Ano, versão 2016.

imagem Troféu JaburuAs homenagens são concedidas a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fazer e no promover as artes em Goiás. O grande homenageado da noite será o músico e compositor erudito Estércio Marquez Cunha. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, e é feita a partir do voto dos conselheiros.

O grande homenageado

EstercioEstércio Marquez Cunha nasceu em Goiatuba, passou a infância e a adolescência em Goiânia, onde iniciou seus estudos de música com a pianista Amélia Brandão. Mais tarde ingressou no Conservatório Goiano de Música, na classe de piano de Dalva Maria Pires Machado Bragança.

Transferindo-se para o Rio de Janeiro, ingressou no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), passando a estudar com Elzira Amábile. Durante o curso, foi monitor e assistente de Teoria Musical. Diplomado, lecionou Teoria Musical no Curso Técnico Profissional do CBM, entre 1962 e 1967. Neste mesmo período lecionou também música nas escolas de primeiro e segundo graus do então Estado da Guanabara.

De volta para Goiânia, em 1967, lecionou no Conservatório Goiano de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi professor nas cadeiras de Harmonia, Contraponto e Fuga. Ainda em Goiânia, foi um dos fundadores da escola MVSIKA!, dedicada ao ensino das artes integradas. Durante a década de 1970 lecionou também na Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

estércio

Doutorou-se em Composição nos Estados Unidos, na Universidade de Oklahoma, em 1982. De volta à UFG, aposentou-se com professor em 1995. Desde então, dedica-se a compor e a dar aulas de Composição.

Medalhas e diplomas
Além do Troféu Jaburu, a solenidade fará a entrega das Medalhas e Diplomas de Mérito Cultural. Seis medalhas serão distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual. Serão homenageadas ainda, com Diplomas de Destaque Cultural do Ano 2016, 20 personalidades e entidades. Também serão entregues três placas.

Confira os homenageados desta edição:

Troféu Jaburu 2016
Estércio Marquez Cunha – Música

Medalhas de Mérito Cultural
Ana Guiomar Rêgo Souza – Música

Arcelina Helena Publio Dias – Letras
Grupo de Teatro Arte & Fatos – Espetáculo Balada de um Palhaço – Artes Cênicas
Grupo Porão Cênico – Artes Integradas
Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central – Patrimônio Cultural
Pedro Novaes – Audiovisual

Diplomas
Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado